Câmara busca mais segurança no trânsito para a população

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">Na sessão ordinária desta terça-feira (2), quatro vereadores apresentaram soluções para melhorar a&nbsp;</span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">mobilidade em Macaé.</span>

Na sessão ordinária desta terça-feira (2), quatro vereadores apresentaram diferentes soluções para melhorar a segurança no trânsito em Macaé. As sugestões e pedidos ao executivo são fruto das demandas relatadas pela própria comunidade. Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade entre os presentes.
 

O vereador Maxwell Vaz (SD) solicitou a construção de duas passarelas de pedestres na Avenida Amaral Peixoto. A primeira na altura da empresa Brasil Center e, a segunda, em frente a escola técnica do Instituto Federal Fluminense – IFF. “Essa é uma avenida de grande fluxo de veículos e a parada dos ônibus no sentido Rio das Ostras-Macaé é do outro lado da avenida. A passarela dará mais segurança para quem precisa atravessar”, explicou.
 

Outro parlamentar a pedir mais segurança para motoristas e pedestres foi George Jardim (PMDB). Sua proposta é substituir duas pontes de madeira por estruturas metálicas no Aterrado do Imburo. O objetivo é proporcionar mais segurança para os moradores e frequentadores da localidade.   
 

Um pedido de estudo para a implantação de uma ciclovia no bairro Aroeira foi feito pelo vereador Lúcio Mauro Junger (PMDB). A ideia dele é possibilitar que os ciclistas possam trafegar com segurança, por meio de uma faixa exclusiva, da Linha Verde (na altura da boate Arena) até a Rua Télio Barreto (na linha férrea). E, posteriormente, que uma ligação cicloviária seja feita da Aroeira até os bairros Miramar e Visconde de Araújo.

 

Por fim, o parlamentar Teodomiro Bitterncourt (PMDB) sugeriu a colocação de iluminação e refletores ‘olho de gato’ na pista da Avenida Amaral Peixoto, na altura do supermercado Atacadão. Segundo ele, muitos acidentes têm ocorrido desde que uma intervenção do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) foi feita no local para facilitar o cruzamento da pista que dá acesso ao supermercado. “O projeto não foi bem feito. Foi construída uma mureta que fica praticmente invisível para o motorista à noite, já que não há iluminação. Algo precisa ser feito para evitarmos novos acidentes.”

 

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.