Câmara de Macaé aprova o Refim

Dívidas municipais ganharão condição especial de refinanciamento (Foto: Tiago Ferreira)

Os vereadores da cidade aprovaram, na sessão desta quarta-feira (29), o Programa de Refinanciamento Municipal e de Incentivo à Adimplência de Sujeitos Passivos de Macaé (Refim) – Projeto de Lei (PL) do Executivo 07/2022. A previsão é que as condições especiais de descontos e parcelamento de dívidas dos tributos municipais (IPTU/TSP, ISS e taxas) já estejam disponíveis para a população a partir do segundo semestre.

Rond Macaé (Patriota) chamou a atenção dos interessados para o prazo de adesão ao Refim, que vai até 26 de dezembro de 2022. Edson Chiquini (PSD) pediu a flexibilização do número de parcelas, de modo que atenda a capacidade de pagamento de cada devedor. De acordo com o texto do PL, as dívidas poderão ser quitadas em até 120 parcelas. Os descontos variam conforme a condição de pagamento escolhida.

Luciano Diniz (Cidadania) frisou a importância do programa em um cenário de pós-pandemia e pós-crise do petróleo. “Muitos macaenses ainda não conseguiram se recuperar das perdas financeiras que experimentaram nos anos anteriores e o programa pode auxiliar bastante nesse sentido, refletindo na retomada da economia”.

De acordo com o presidente Cesinha (Pros), o Refim foi pensado muito mais para ajudar as pessoas em dificuldade financeira do que para o incremento da arrecadação municipal. “A intenção do prefeito e dos parlamentares é viabilizar a regularização do cidadão que se encontra endividado e acho que o programa cumpre bem essa função”.

Conscientização do Lúpus e Tolerância Religiosa

Na mesma sessão, foram aprovadas duas propostas de inclusão de datas comemorativas no calendário de eventos de Macaé. Idealizados pelo Professor Michel (Patriota), o PL 52/2022 institui o Dia da Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa e Combate aos Atos de Intolerância (Lei Vivian Bruna), enquanto o PL 53/2022 cria o Dia Municipal de Conscientização sobre o Lúpus e de Assistência a seus Portadores.

Mais qualidade de vida

Por meio do Requerimento 253/2022, aprovado por unanimidade, Luciano Diniz solicita que a Procuradoria Geral da prefeitura informe se há alguma pendência judicial no Ministério Público referente à Matinha, comunidade localizada no bairro Fronteira. O líder do governo também busca saber se o Executivo tem estudos para a urbanização da área, bem como projeto habitacional direcionado aos moradores que lá residem.

Transporte no Sana

Por iniciativa de Tico Jardim (Pros) e com assinatura de todos os demais parlamentares, a Câmara aprovou ainda envio de correspondência ao Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ). O objetivo é tratar da limitação de ônibus que liga Casimiro de Abreu ao distrito da Serra de Macaé.

Recentemente, a linha passou a contar com apenas um horário de ida e outro de volta por dia, prejudicando os passageiros. O Legislativo pede estudos de viabilidade para implementação de transporte com vans.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.