Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Câmara defende qualificar macaenses para empregos offshore

Denis teve apoio dos colegas na proposta para que o Executivo ofereça curso a residentes no município (Foto: Tiago Ferreira)

Um requerimento do vereador Denis Madureira (Republicanos), aprovado na sessão desta quarta-feira (7), na Câmara Municipal de Macaé, iniciou um debate sobre qualificação profissional da população. O documento solicita ao Executivo o oferecimento de curso de capacitação gratuito para os macaenses interessados em exercer a função de operador de produção na cadeia produtiva de óleo e gás.

Conforme esclareceu o autor da proposta, a função de operador de produção é muito bem remunerada e, por esse motivo, é uma das mais cobiçadas por quem trabalha embarcado. “Sei disso porque trabalhei dessa forma por oito anos. O problema é que o curso é caro e pouco acessível para a maioria dos trabalhadores”, relatou Denis.

Com o reaquecimento da indústria offshore e a abertura de novos postos de trabalho, o parlamentar busca preparar os macaenses para ocuparem essas vagas. Ricardo Salgado (MDB) apoiou a iniciativa. “Macaé ainda recebe muitos profissionais de fora, porque os moradores não conseguem se qualificar. Se o governo der esse incentivo, podemos empregar parte da população que está desempregada”, defendeu.

Leandra Lopes (PT) frisou que investir em qualificação é o caminho para aumentar a empregabilidade dos nossos cidadãos. Luciano Diniz (Cidadania) reforçou que os vereadores querem que os empregos gerados aqui beneficiem a população local. “Não faz sentido esse tipo de ação em outras prefeituras, mas em Macaé sim. Pois a demanda existe e temos mão-de-obra que já reside na cidade. Falta apenas a capacitação”. Os parlamentares esperam beneficiar inclusive quem busca o primeiro emprego.

Servidores Municipais

Ainda foi aprovado, nesta mesma data, um requerimento de Leandra Lopes pedindo a regulamentação da lei municipal (PL 88/2023), que facilita a aquisição de sistema de energia fotovoltaica para os servidores municipais. A ideia é permitir o financiamento com desconto direto na folha e redução sobre o preço de mercado.

Segundo a vereadora, essa lei já existe, mas ainda precisa ser regulamentada. “Aproveito que estamos no mês do trabalhador para pedir atenção às propostas que visam dar dignidade e qualidade de vida aos servidores do município. Por isso venho pedindo plano de saúde, facilidade na aquisição de casa e veículo, e outras demandas que possam ajudá-los a servir melhor a população”.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.