Um requerimento do vereador Denis Madureira (Republicanos), aprovado na sessão desta quarta-feira (7), na Câmara Municipal de Macaé, iniciou um debate sobre qualificação profissional da população. O documento solicita ao Executivo o oferecimento de curso de capacitação gratuito para os macaenses interessados em exercer a função de operador de produção na cadeia produtiva de óleo e gás.
Conforme esclareceu o autor da proposta, a função de operador de produção é muito bem remunerada e, por esse motivo, é uma das mais cobiçadas por quem trabalha embarcado. “Sei disso porque trabalhei dessa forma por oito anos. O problema é que o curso é caro e pouco acessível para a maioria dos trabalhadores”, relatou Denis.
Com o reaquecimento da indústria offshore e a abertura de novos postos de trabalho, o parlamentar busca preparar os macaenses para ocuparem essas vagas. Ricardo Salgado (MDB) apoiou a iniciativa. “Macaé ainda recebe muitos profissionais de fora, porque os moradores não conseguem se qualificar. Se o governo der esse incentivo, podemos empregar parte da população que está desempregada”, defendeu.
Leandra Lopes (PT) frisou que investir em qualificação é o caminho para aumentar a empregabilidade dos nossos cidadãos. Luciano Diniz (Cidadania) reforçou que os vereadores querem que os empregos gerados aqui beneficiem a população local. “Não faz sentido esse tipo de ação em outras prefeituras, mas em Macaé sim. Pois a demanda existe e temos mão-de-obra que já reside na cidade. Falta apenas a capacitação”. Os parlamentares esperam beneficiar inclusive quem busca o primeiro emprego.
Servidores Municipais
Ainda foi aprovado, nesta mesma data, um requerimento de Leandra Lopes pedindo a regulamentação da lei municipal (PL 88/2023), que facilita a aquisição de sistema de energia fotovoltaica para os servidores municipais. A ideia é permitir o financiamento com desconto direto na folha e redução sobre o preço de mercado.
Segundo a vereadora, essa lei já existe, mas ainda precisa ser regulamentada. “Aproveito que estamos no mês do trabalhador para pedir atenção às propostas que visam dar dignidade e qualidade de vida aos servidores do município. Por isso venho pedindo plano de saúde, facilidade na aquisição de casa e veículo, e outras demandas que possam ajudá-los a servir melhor a população”.