Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Câmara defende volta do projeto Art Luz

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px;">Igor Sardinha&nbsp;</span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px;">(PRB)</span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px;">&nbsp;recebe o apoio dos demais vereadores ao solicitar o retorno do projeto Art Luz.</span>


Após questionamentos levantados pelos moradores das Malvinas, na última edição da Câmara Itinerante (8), o vereador Igor Sardinha (PRB) apresentou, na sessão desta terça-feira (11), o requerimento 452/15, solicitando o retorno do projeto Art Luz, antigo programa da prefeitura que disponibilizava atividades culturais em diversos bairros da cidade. A matéria foi aprovada por unanimidade, depois da defesa de vários parlamentares presentes.
 
De acordo com Igor, ainda no início da atual legislatura, diversos contatos com o presidente da Fundação Macaé de Cultura foram feitos na época, com o objetivo de manter o Art Luz ativo. “Mesmo assim, o programa encerrou atividades, com a justificativa de que não era bem visto por moradores e empresários. Como pudemos comprovar na Câmara Itinerante, o sentimento é outro. Ouvimos de vários moradores a falta que o Art Luz faz na vida de crianças e adolescentes”, lamentou.
 
Igor ainda lembrou que o Art Luz começou a funcionar em 1998, levando atividades multidisciplinares como balé, capoeira, artes e teatro para áreas carentes de Macaé. Ainda durante a discussão, Maxwell Vaz (SD) solicitou consulta aos arquivos da Câmara para identificar se há lei que estabelece o programa, a fim de fortalecer as cobranças para o retorno das atividades.
 
– Independente do nome do programa, a cultura é uma grande ferramenta para a inclusão social. Precisamos avançar neste sentido e buscar meios de envolver profissionais ligados à área que atuem em Macaé, juntamente com os órgãos competentes, como o Conselho Municipal da Cultura – acrescentou Marcel Silvano (PT).
 
Já Chico Machado (PMDB) afirmou que a falta de ações culturais é um problema que ultrapassa as fronteiras do município. “Não só no Rio de Janeiro, como também no Brasil, atravessamos uma inversão de prioridades. A repressão vem em primeiro lugar, quando, na verdade, é preciso ocupar áreas com uma visão social”, defendeu.
 
Amaro Luiz (PRB), Manoel Francisco (PR), o Manoel das Malvinas, e Júlio César de Barros (PPL), o Julinho do Aeroporto, também elogiaram a iniciativa de Igor e reforçaram a importância da presença da Câmara de Macaé percorrer os bairros e distritos da cidade, dando voz às reivindicações dos moradores.
 
Jornalista: Júnior Barbosa

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.