Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Câmara discute ações para promover a segurança pública

Vereadores discutiram com autoridades a crescente violência no município.

A sensação de impunidade e insegurança experimentada pela população macaense levou os vereadores Maxwell Vaz (SD) e Robson Oliveira (PSDB) a propor um debate sobre medidas para aumentar a segurança pública. Ações integradas entre as polícias civil, militar e federal, Corpo de Bombeiros, Marinha e Conselho Comunitário de Segurança Pública foram discutidas na sessão desta quarta-feira (16), na Câmara Municipal de Macaé.
Robson pediu providências para combater os constantes assaltos que acontecem diariamente por toda a cidade e os supostos incêndios criminosos que, recentemente, vêm tirando a paz dos comerciantes locais. “Esta madrugada tivemos o quarto incêndio. Desta vez, no quiosque Match Point, na Praia do Pecado. Precisamos de medidas urgentes e acredito que a melhor maneira de fazer isso é estabelecer ações de forma conjunta”.
O subcomandante do 32º Batalhão da Polícia Militar (32º BPM), tenente-coronel Marcelo Aredes, pediu o apoio dos parlamentares na implementação de medidas que podem auxiliar o trabalho da PM. Por exemplo, a transferência do serviço telefônico 190 para a Defesa Civil, Guarda Municipal ou outro segmento designado pelo Executivo. “Tenho um efetivo diminuto de 460 policiais para atender seis municípios. No passado, chegamos a ter o dobro. Mas se transferirmos o serviço 190, teremos mais policiais disponíveis para atender as demandas da população”.
De acordo com o tenente-coronel, a iniciativa privada tem ajudado bastante na manutenção e reparo das viaturas, mas ainda não é o suficiente. “Precisávamos de pelo menos 22 viaturas para atender toda a região, mas há noites em que tenho apenas seis circulando. Também seria muito interessante que elas tivessem GPS para um atendimento mais ágil e que o sistema de monitoramento de câmeras do município fosse expandido”, explicou Aredes.
Ainda segundo o subcomandante, uma parceria com a Guarda Municipal para o policiamento ostensivo poderia liberar parte do efetivo da PM para atuar em situações mais delicadas, como disputas entre facções criminosas, tráfico de drogas e crime organizado. Aredes também pediu apoio dos vereadores para aprovarem um projeto de lei que deve ser enviado pelo Executivo nos próximos meses. “Trata-se de um projeto que autoriza a prefeitura a fazer a locação de 25 viaturas para o 32º BPM. Diante da crise que enfrentamos no estado, considero uma boa alternativa para frearmos a criminalidade”.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.