<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px;">Vereadores mirins, do projeto “Câmara Juvenil”, tomarão posse nesta </span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px;">quarta-feira (5) na Câmara Municipal de Macaé.</span>
<span style="font-size:14px;"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;">O Grande Expediente da sessão da Câmara dos Vereadores de Macaé desta quarta-feira (5) será utilizado para posse dos novos 17 vereadores da “Câmara Juvenil”. O ato será conduzido pelo presidente Eduardo Cardoso (PPS) e pelo vereador Marcel Silvano (PT), autor do projeto. Eleitos em junho, os novos parlamentares atuarão até o final do biênio corrente.</span></span><br />
– É gratificante ver a participação e o interesse dos estudantes neste projeto. A procura foi grande e tenho a certeza de que os eleitos representarão a classe estudantil da cidade. O envolvimento dos jovens é fundamental no processo democrático – afirmou Marcel.
O projeto tem como objetivo desenvolver a cidadania e reforçar a importância da política e do Poder Legislativo para o desenvolvimento da sociedade. Os vereadores juvenis foram escolhidos por meio de votação, após aplicação de cursos e palestras de formação política em diversas escolas do município.
Após a posse, os vereadores terão novo encontro para escolha da Mesa Diretora, além de sessões ordinárias, que terão a mesma estrutura de trabalho da Câmara de Macaé, inclusive, com debates e apresentação de projetos, que poderão gerar matérias oficiais.
Conselho da Juventude
Também de autoria do vereador petista, a criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Juventude de Macaé (COJUMA) voltou a ser tema de debate, devido ao não cumprimento do prazo legal para sanção do projeto. Aprovado pelos vereadores, o Projeto de Lei foi vetado pelo prefeito. Porém, o veto foi derrubado por unanimidade, estabelecendo sanção num prazo máximo de 48 horas, o que não aconteceu.
Marcel lembrou que o Executivo não vem cumprindo o que estabelece a Lei Orgânica do Município e solicitou que o presidente Eduardo Cardoso promulgue a lei. “Estamos aguardando uma resposta da Procuradoria e, se for necessário, encaminharei a lei para publicação amanhã”, declarou o chefe do legislativo referindo-se a esta quarta-feira (5).
Jornalista: Júnior Barbosa