<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px;">Requerimento de Marcel Silvano, aprovado na terça-feira (19), motiva discussão sobre funcionamento da Câmara Itinerante.</span>
<span style="font-size:14px;"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;">O requerimento de Marcel Silvano (PT) para a realização de uma sessão da Câmara Itinerante no bairro Novo Cavaleiros propiciou que os vereadores debatessem o funcionamento desse instrumento legislativo. A discussão ocorreu na sessão desta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Macaé, e reforçou o objetivo do projeto, que é dar voz ao cidadão para expor as demandas da comunidade.</span></span><br />
Após esclarecer que o evento no Novo Cavaleiros está condicionado à agenda de sessões já solicitadas, o presidente Eduardo Cardoso (PPS) comentou as críticas de que a Câmara Itinerante – cujas sessões foram retomadas no último dia 9 de maio no Parque Aeroporto – seria um projeto caro. “O projeto cumpre um dos principais objetivos da Câmara que é aproximar a população e o Legislativo. Além disso, muitas pessoas não têm como vir a esta Casa na terça e na quarta-feira pela manhã, porque estão trabalhando”.
Maxwell, então, mencionou a necessidade de elaboração de um regulamento. “Temos que estabelecer algumas regras no funcionamento da Câmara Itinerante. Não podemos abrir mão de que a população tenha prioridade para se expressar. Temos que organizar as demandas e permitir que um secretário municipal ou o representante de uma comissão legislativa responda apenas se o assunto for relativo a sua pasta”.
O parlamentar referia-se ao grande esforço que o presidente Eduardo Cardoso teve que fazer na sessão anterior para controlar o tempo de exposição dos participantes. “No Parque Aeroporto, os órgãos públicos falaram mais que a população”, observou Eduardo Cardoso, ao que Júlio César de Barros (PPL) acrescentou: “A Câmara Itinerante não pode se tornar um debate entre vereadores” – frisando a ideia de que o espaço é da população.
Jornalista: Marcello Riella Benites