Câmara realiza sessão solene pelos 50 anos da Bacia de Campos

Foto: Ivana Gravina

A sessão em homenagem à Petrobras pelos 50 anos de descoberta da Bacia de Campos, em 1974, aconteceu na noite desta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Macaé. O evento foi presidido pelo vereador Luciano Diniz (Cidadania) que lembrou marcos do desenvolvimento econômico da cidade e as consequências sociais do crescimento desordenado. Ele ainda falou da importância da parceria entre poder público e iniciativa privada para vencer desafios e avançar em diversas áreas.

De acordo com o parlamentar, Macaé possui atualmente 19 assentamentos precários. São áreas de moradias inadequadas e sem acesso a serviços básicos, que se formaram e cresceram nas últimas décadas. Para Luciano, embora a urbanização de nove deles já tenha sido iniciada, o desafio continua enorme. “Macaé possui o dobro de usuários com cartões do SUS que a sua população. Ainda assim, esperamos estruturar a saúde e todas as favelas, utilizando melhor os recursos e trazendo novos investimentos para a cidade”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Macaé, Rodrigo Viana, frisou que a atual gestão apoia a transição energética (fontes mais limpas e sustentáveis) e o desenvolvimento de novas indústrias para o município (diversificação da economia). Contudo, ele acredita que isso acontecerá a partir dos recursos oriundos da cadeiado petróleo e gás nos próximos anos. “Queremos novas indústrias, como a fábrica de fertilizantes, ao mesmo tempo em que promovemos o turismo, a cultura e potencializamos a produção de grãos”.


Contribuição do Legislativo

Diniz também destacou a atuação do Legislativo para tornar a cidade mais inclusiva, frente aos desafios criados pelo desenvolvimento econômico. “Criamos a Frente Parlamentar de Despoluição da Lagoa de Imboassica e, por meio desse trabalho, conseguimos R$ 10 milhões com o governo para essa finalidade”.

Ele ainda mencionou a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, que busca, sobretudo, melhorias no atendimento de saúde e educação para esse segmento. “Após reivindicações e muito diálogo, foi feita a contratação de novos auxiliares escolares, a fim de garantir o acesso regular das crianças com deficiência às escolas. Além disso, obtivemos o aumento de 30% no subsídio de quatro instituições que atendem esse público” – Sentrinho, Apae, Pestalozzi e Portadores da Alegria.

Por fim o vereador relatou o trabalho da “Frente da Bike”, responsável pela conquista de 22 quilômetros de ciclovias recuperadas na cidade. “Agora, aguardamos a construção de outros 29 quilômetros, que fazem parte do plano cicloviário, aprovado por esta casa”, informou Luciano.


Novos investimentos para a região

O gerente geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UN-BC), Alex Murteira Célem, reafirmou o compromisso da empresa com o desenvolvimento local. “Nesta nova etapa (próximos quatro anos), investiremos U$ 22 bilhões na Bacia de Campos”.

A gerente geral de Descomissionamento dos Sistemas Submarinos, Mariana Colaço, acrescentou que isso se dará principalmente por meio da revitalização de campos maduros, o que deve impulsionar a geração de empregos em âmbito local e nacional. “Estamos investindo em novas tecnologias e aumento da eficiência para mantê-los prósperos por um bom tempo”.

O gerente do Ativo de Processamento de Cabiúnas, Alisson Cardoso, declarou que nessa fase a Petrobras se prepara também para entrar no mercado de créditos de carbono.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.