A Comissão de Promoção de Saúde e Bem-estar do Servidor do Legislativo macaense foi apresentada na tarde desta segunda-feira (7), na Câmara Municipal, durante evento interno, iniciado de manhã, que celebrava o Dia Mundial da Saúde. O grupo, composto por funcionários da Casa, tem função administrativa, diferentemente da Comissão de Saúde, formada por parlamentares para tratar de situações da população.
A Dra. Mayara Resende (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde, que deu suporte à iniciativa de Carolina, comentou as atividades. “É um cuidado importantíssimo. Esse dia foi só o começo de muitas ações em prol dos servidores do Legislativo”. Ela anunciou a palestra que seguiu-se a sua fala, do médico infectologista Charbell Cury, subsecretario da pasta em Campos dos Goytacazes.
Um “puxão de orelha” pela saúde
“Viemos aqui para dar um puxão de orelha em quem não está se cuidando”, brincou o médico. Antes de falar do entrar diretamente no tema, ele comentou a importância do SUS. “Ele é universal, pois atende a todos, pobres e ricos, mas é também equitativo, prioriza os que mais precisam. Equidade é tratar desigualmente os desiguais, ou seja, um atendimento justo”.
Charbell falou da grande necessidade de manter as vacinas em dia. “A varíola já foi erradicada em todo o mundo, a rubéola, nas Américas, e a poliomielite, em quase todos os países. “Mas hoje corremos o risco de novos surtos devido à mentalidade antivacina. E há muitos médicos pensando assim”. Segundo ele, apenas 7% das pessoas procuram os imunizantes após ouvirem um médico falar que a vacina não funciona ou faz mal.
O infectologista também chamou a atenção das mulheres que não fazem os preventivos para câncer de colo de útero e de mama, e dos homens que evitam os exames dessa doença na próstata. De acordo com o Ministério da Saúde, no caso do útero, a necessidade é de quem tem de 25 a 64 anos. Para a mama, a idade é de 50 a 69. Quanto à próstata, homens a partir de 45 anos já devem procurar um urologista.
Casa do Servidor, obesidade e Reiki
Fabieni Barcelos, coordenadora da Casa do Servidor, falou sobre o órgão. “É um projeto pioneiro no estado, que busca apoiar os funcionários, tanto da prefeitura quanto da Câmara, em sua saúde física e mental”. A subsecretária macaense de Gestão de Pessoas e nutricionista Verônica Guimarães orientou sobre alimentação saudável, especialmente, para evitar obesidade. “Está crescendo muito, em nível nacional e também em nosso município”.
A prática integrativa Reiki, reconhecida pela medicina, foi apresentada por Renata Lameira, diretora do Instituto Reiki Sagrado, atua na Casa do Servidor. Ela fez uma breve meditação com os presentes. “É uma técnica que considera a dimensão espiritual, mas não tem vínculo religioso”.