Comissão Legislativa acompanhará caso de violência contra estudante da rede municipal

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">Segundo denúncia do vereador Amaro Luiz, o estudante de 13 anos teria sido espancado por um guarda municipal.</span>

Após denúncia do vereador Amaro Luiz (PSB), de que um estudante de 13 anos teria sido espancado por um guarda municipal na última terça-feira (9), os vereadores de Macaé se articularam, na sessão da última quarta-feira (10), para acompanhar o caso. A agressão teria ocorrido nas dependências da escola municipal anexa ao Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.
 

A Comissão Legislativa de Direitos Humanos, presidida por Amaro, será a responsável por apurar os fatos e cobrar providência da administração municipal. Esta ainda contará com o apoio das comissões legislativas da Infância e Juventude, liderada por Marcel Silvano (PT), e de Educação, gerida por Manoel Francisco Neto (PR), o “Manoel das Malvinas”.  
 

Segundo Amaro, a mãe do aluno não teria conseguido registrar a ocorrência no dia do acontecimento e o Conselho Tutelar não teria dado o apoio necessário à família da vítima. “O guarda saiu do seu posto de trabalho (no Centro de Convenções) e imobilizou o adolescente com uma gravata, na frente de outros alunos. O diretor do colégio tentou intervir e quase foi agredido também”, relatou.
 

O parlamentar Maxwell Vaz (SD) agradeceu à OAB Macaé por ter disponibilizado, na manhã desta quarta-feira (10), um advogado para acompanhar a família da vítima até a delegacia, a fim de registrar a ocorrência. “Não há nada que justifique a violência desse servidor contra um adolescente, principalmente quando isso acontece na presença de várias testemunhas e dentro de um órgão municipal.”
 

Porém, para o vereador Marcel Silvano (PT), o agente da Guarda não é o único culpado. “Os guardas municipais carecem de orientação e preparo para cumprir suas funções que não estão muito claras; não há uma política que norteie o trabalho desses agentes.”
 

Marcel ainda lembrou que, com a possibilidade de armamento da Guarda Municipal, essa situação poderá se agravar. “Sabemos que o jovem não respeitou a autoridade do guarda municipal, mas isso não dá a ele o direito de agredi-lo. Imaginem o que poderia acontecer se esse servidor estivesse armado”, enfatizou.
 

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.