Confira os destaques da sessão desta quarta-feira (1)

Vereadores pedem melhoria na saúde, assistência social e infraestrutura
 Um requerimento pedindo informações sobre o motivo do não funcionamento do aparelho que realiza exames de endoscopia pelo SUS em Macaé foi aprovado na sessão desta quarta-feira (1º). O vereador Luiz Matos (Republicanos) quer saber o porquê e se há previsão para a solução do problema. “A fila está enorme. As pessoas que aguardam não têm condições de pagar por um exame na rede particular”. O parlamentar fez um apelo aos gestores da saúde municipal para não prolongarem o sofrimento dos macaenses que tanto precisam.
A falta de atendimento nos Centro de Referência em Assistência Social (Cras) também foi denunciada por Edson Chiquini (PSD) em outra proposição aprovada. “Os telefones não atendem e as reclamações só aumentam. Há pessoas que dependem dos serviços oferecidos nesses espaços, por isso peço a atenção do Executivo”.
Reginaldo do Hospital (Podemos) explicou que os Cras, assim como o restaurante popular, foram fechados durante a pandemia. Porém, segundo o parlamentar, “o prefeito Welberth (Cidadania) já se comprometeu a reformar esses espaços para reativá-los o mais breve possível”.
Estrutura
Já Rond Macaé (Patriota) teve quatro requerimentos aprovados com solicitações de melhorias para a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Maria Magdala Agostinho Cipriani, localizada no Imburo. O quinto foi um pedido de retorno das atividades do Polo Cultural do bairro Fronteira.
O vereador Paulista (Podemos) concentrou seus esforços para reivindicar intervenções no bairro Nova Esperança. Ele teve requerimento e indicações para a colocação de bueiros, construção de creches e retomada das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na localidade.
Tico Jardim (Pros) pediu a urbanização do Novo Botafogo e o asfaltamento das estradas da Bicuda e do Sana, entre outros pontos de acesso importantes à Região Serrana. Iza Vicente (Rede) fez uma indicação para a reforma e ampliação do Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Macaé (Ceam).
Contas do Executivo
O parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE – RJ) sobre a contabilidade da Prefeitura de Macaé, referente ao ano de 2019, na gestão do ex-prefeito Aluízio Júnior (PSDB), foi retirado da pauta de votação. Ele estava previsto para ser discutido na sessão de hoje, mas o presidente Cesinha propôs o seu adiamento para quarta-feira (8). Segundo ele, com a ausência de dois vereadores, a votação do PL 08/2021 ficaria prejudicada. Na próxima terça-feira não haverá sessão devido ao feriado de 7 de setembro.  

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.