Pular para o conteúdo

Construção de rede de esgoto não garante saneamento básico

[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

Os vereadores voltaram a discutir esgotamento sanitário na sessão desta quarta-feira (17), na Câmara Municipal de Macaé. O debate foi motivado por um requerimento da Comissão de Meio Ambiente, Proteção dos Animais e Saneamento Básico que pede à Secretaria de Ambiente ações de conscientização ambiental para os moradores da Granja dos Cavaleiros. A intenção é convencê-los a executar a ligação do esgoto de suas casas à rede do bairro, que já está pronta para receber e tratar os dejetos residenciais. O requerimento foi aprovado por unanimidade dos presentes.
Após ter sido questionada sobre o descarte irregular de esgoto na Lagoa de Imboassica, a Odebrecht Ambiental, responsável em Macaé pelas obras da PPP (Parceria Público Privada) do esgoto, informou à comissão que a rede de esgotamento sanitário daquela região está pronta. “A empresa afirma que, agora, é preciso que os moradores façam as ligações das suas casas à rede, uma vez que isso não é atribuição da empresa, nem do poder público”, esclareceu o presidente da comissão, o vereador Maxwell Vaz (SD).
Marvel Maillet (Rede), que esteve na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Mutum, relatou que, segundo a Odebrecht, o mesmo ocorre nos bairros Novo Cavaleiros e São Marcos. “Embora a rede esteja pronta há algum tempo, apenas 10% dos moradores do São Marcos fizeram a ligação de suas casas à rede de esgoto”.
Ele ainda chamou a atenção para o valor dessa obra de ligação, que custa entre R$ 1 mil e R$ 1,2 mil por residência. “Sugiro que o município firme um convênio com a empresa para viabilizar a ligação do esgoto das casas, de forma gratuita, para aqueles que não puderem pagar”, propôs o parlamentar.
Odebrecht é alvo de críticas
Para Marcel Silvano (PT), é surpreendente que a Odebrecht coloque a culpa no morador do bairro, que vem sendo prejudicado desde o início desse processo. Segundo ele, a Rua Netuno, no Novo Cavaleiros, está cedendo e há vários casos de vias e calçadas danificadas, além de bueiros e canais obstruídos.  “A empresa entra no bairro, rasga as ruas e entrega a obra do jeito que quer, sem levar em conta os transtornos causados à população”.
Outro parlamentar que fez duras críticas à Odebrecht foi Luiz Fernando Pessanha (PT do B). Ele prometeu denunciar ao Ministério Público as irregularidades no contrato firmado entre a empresa e o município. “Não é à toa que a Odebrecht foi expulsa de vários países. Esse contrato lesa o bem público e não oferece contrapartida à população”.
Márcio Bittencourt (PMDB) também denunciou que, recentemente, peixes foram encontrados mortos na Lagoa de Imboassica e havia bastante espuma no espelho d’água. “Precisamos investigar melhor o que é e de onde vem toda essa poluição”.
 
Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.