Esportistas cobram edital do Bolsa-Atleta em audiência pública

Por requerimento de Marvel, a secretária de Esportes deverá comparecer à Câmara para dar esclarecimentos sobre o atraso no programa.

O primeiro quadrimestre do ano já se encaminha para o fim e, sem posição do governo sobre o edital do programa Bolsa-Atleta, esportistas se reuniram para debater a questão. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (9), em audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Macaé. Marvel Maillet (Rede), que solicitou e presidiu o ato, esteve ao lado de representantes de modalidades como jiu-jitsu, capoeira e atletismo.
No início, Marvel fez uma apresentação sobre a lei, em vigor na cidade desde 2006, que oferece incentivos para atletas locais com bolsas variando entre R$ 350 e R$ 3.000 durante seis meses ao ano e que estava paralisada. A seleção só voltou a ser feita em 2017, após muita pressão e protestos do nosso mandato. Outro fato agravante é que apenas três parcelas foram pagas”, afirmou.
Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto, também participou da audiência e cobrou mudanças. “Historicamente, os últimos secretários priorizaram modalidades específicas, mas nunca valorizaram as atividades nas periferias. Diversos capoeiristas receberam R$ 350 de bolsa, mas esse valor dá para alguma coisa? Enquanto isso, tem atleta de jiu-jitsu que foi contemplado com R$ 3 mil. Isso é justiça? Claro que não é. Talvez, uma boa alternativa seja unificar o valor do incentivo em R$ 1 mil, por exemplo”, defendeu.
Para o orçamento de 2018, Marvel apresentou uma emenda destinando R$ 1,1 milhão ao Bolsa-Atleta. O Executivo optou por rejeitar a iniciativa, mas a Câmara derrubou o veto do prefeito na última semana. “Tenho a certeza de que o valor é mais do que suficiente e poderá contemplar ainda mais atletas. Vamos continuar cobrando o lançamento do edital”, acrescentou.
Mudanças no processo seletivo
Houve consenso entre os presentes sobre a necessidade de se discutir a proposta de redução da idade mínima de acesso ao Bolsa-Atleta, passando dos atuais 14 para 12 anos. Os esportistas também defenderam um prazo maior para as inscrições. No edital de 2017, foram estabelecidos apenas quatro dias.
Mãe de duas praticantes de atletismo, Patrícia Veiga, questionou a forma de comprovação de residência. Sem estrutura adequada para se desenvolverem na cidade, suas filhas tiveram a oportunidade de passar um período de treinamento em Manaus (AM) e, por isso, foram excluídas da seleção. “Elas estavam representando Macaé fora e, somente por isso, perderam a chance de ter a bolsa”, lamentou. Marvel se comprometeu a apresentar uma proposta para contemplar casos como esse.
Já o técnico de atletismo Hiller Franco propôs a ampliação do programa de  seis para 12 parcelas. “É preciso que o incentivo seja o ano todo, pensando na continuidade do trabalho”, frisou.
Por fim, Julinho também defendeu que seja incluída a obrigatoriedade de comprovação de renda como critério de seleção.
Convocação da secretária
Sem a presença de representantes do Executivo na audiência, Marvel informou ao público que solicitaria a convocação da secretária de Esportes, Andreia Freitas, para dar esclarecimentos de quando haverá o lançamento do novo edital do Bolsa-Atleta.
O requerimento entrou na pauta da sessão desta terça-feira (10) e, como houve empate de 7 a 7, o presidente, Eduardo Cardoso (PPS), desempatou com voto favorável ao pedido. A data estimada para que Andreia compareça à Câmara é dia 9 de maio.