Exposição conta história do prédio da Câmara antiga

A visitação pode ser feita até novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

O Legislativo macaense realiza a partir desta quarta-feira (15), às 9h, a abertura da Exposição A Casa e o Tempo, que apresenta a história do prédio da Praça Gê Sardemberg, no Centro. A própria sede antiga da Câmara receberá o evento, que cobre o período de 1835 a 2024, no qual ela chegou a receber Dom Pedro II (1847), e foi também Tribunal do Júri e prefeitura, abrigando atualmente o Centro Cultural e o Museu do Legislativo.

Autor do projeto e curador da exposição, o servidor Meynardo Carvalho conta que, entre outros fatos relevantes, a construção testemunhou tratativas e decisões como a elevação de Macaé à condição de cidade, em 1846, sediando a administração municipal de 1913 a 1992. A exposição registra reformas como a que ampliou o prédio em direção à Rua Direita, em 1926/1927, dando a ele o formato atual, com linhas neoclássicas.

Segundo Meynardo, a ideia da exposição surgiu de uma solicitação do presidente do Legislativo, Cesinha (Cidadania). “O objetivo era tornar esse espaço público um equipamento cultural ainda mais aberto à população para que ela pudesse conhecer esse patrimônio de grande valor”, disse o curador.

Para Cesinha, é fundamental o resgate da história macaense. “Macaé cresceu muito ao longo das últimas décadas, atraindo milhares de pessoas. Precisamos contar para os mais jovens sobre a nossa cidade antes da chegada do petróleo, quando ainda era uma vila de pescadores. Mesmo pequena, sempre foi palco de fatos que contribuíram para as mudanças no país”, acrescentou.

Meynardo, que também é historiador, ainda lembra que o local pertenceu à família Araújo, de um comerciante português que enriqueceu com o tráfico de escravizados. “Desde à época já se firmava a grande vocação política dessa casa até o ano 2012, após o qual a sede do Legislativo passou a ser o moderno prédio localizado no bairro Horto”.

A exposição ficará aberta ao público até novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. O público também poderá conferir mais detalhes sobre A Casa e o Tempo nas redes sociais da Câmara (@camarademacae).

Atrações

As peças expostas incluem retratos do patricarca Francisco Domingues de Araújo e de dona Isabel Joaquina Moura de Araújo, do século 19, de autor desconhecido. A imagem de uma taça de cristal francesa (copo de pé Baccarat), da família proprietária, uma réplica do quadro de Pedro II, de Jules Le Chevret, de 1862, e uma ilustração do prato comemorativo da visita imperial, de 1847, estão entre as atrações, reproduzidas a partir do acervo de outras instituições e também de particulares.

Uma velha senhora observando as mudanças da cidade

A exposição, que também registra a transição desde a Macaé observada pela construção histórica, até o município atual, atravessado pelas mudanças que fizeram com que seu apelido passasse de Princesinha do Atlântico a Capital do Petróleo. Nas palavras de Meynardo, é como uma “velha senhora vendo as mudanças do destino de Macaé”.

A mostra conta com acessibilidade para deficientes visuais e QR codes que aprofundam as informações disponíveis para os visitantes. A Exposição A Casa e o Tempo – Em 189 anos de histórias – 1835/2024prossegue até 30 de novembro. O endereço é Praça Gê Sardemberg. Avenida Rui Barbosa, 197, Centro.

Serviço

Exposição A Casa e o Tempo em 189 anos de história: 1835-2024

Período: 15/05/2024 a 30/11/2024

Abertura: 15/05/2024 – 9h

Local: Praça Gê Sardemberg. Av. Rui Barbosa, 197, Centro.

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.