A Frente para a Despoluição da Lagoa de Imboassica promoveu, na tarde desta quinta-feira (25) o Encontro Interinstitucional sobre a Lagoa e a Região Hidrográfica VIII (RH VIII), na Câmara de Macaé. Participaram secretarias e órgãos do município e do estado, e ainda pesquisadores.
Luciano Diniz (Cidadania) é o presidente da Frente. “O objetivo é planejar a integração de esforços e avançar em propostas concretas voltadas à recuperação ambiental”, disse. A RH VIII abrange as bacias dos rios Macaé e das Ostras, incluindo ainda outros quatro municípios.
Superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, a bióloga Moema Acselrad elogiou o trabalho da Frente e do governo municipal. “É um projeto colaborativo que preserva a qualidade ambiental e cria parcerias econômicas”.
Moema é também responsável pela política estadual de Economia Azul, que desenvolve atividades geradoras de renda e preservando a natureza. Outro assunto foi o gerenciamento costeiro, para ordenar o uso e a ocupação do litoral. “Procuramos definir entre os participantes as metas, responsabilidades e prazos de execução”, afirmou Luciano.
O parlamentar afirmou ainda que há grande necessidade de identificar lacunas na legislação ambiental que dificultam a proteção da RH VIII. “Temos que estar atentos para a descarga de resíduos, disponibilidade de água potável e o controle de cheias”.
A RH VIII, que inclui também a Lagoa, estende-se ainda por Carapebus, Nova Friburgo, Conceição de Macabu e Casimiro de Abreu
Estiveram presentes os vereadores da Frente Parlamentar, Ricardo Salgado (MDB) e Marvel (PV). O encontro contou com a presença do vice-prefeito Dr. Fabiano Paschoal (MDB), secretários e representantes das pastas da Infraestrutura, Saneamento, Meio Ambiente e ainda do Nupem/UFRJ.