Aconteceu na tarde desta quinta-feira (24), na Câmara de Macaé, a primeira reunião da frente parlamentar que irá reunir esforços e estudos para a revitalização do Centro da cidade. O presidente será Luciano Diniz (Cidadania). “Legislativo e secretarias municipais trabalharão juntos para atender essa importante demanda dos nossos comerciantes”. Oito pastas e coordenadorias participarão do projeto.
No encontro foi discutida a preparação de uma audiência pública, prevista para 11 de junho, a fim de escutar a sociedade macaense sobre o tema. O nome já indica a abrangência do trabalho: Frente Parlamentar para o Fortalecimento Econômico, Cultural, Gastronômico e Habitacional do Centro de Macaé.
O comerciante Jorge Pereira faz parte do grupo de lojistas que procurou Luciano, a fim de pedir mais atenção para o comércio local. “O nosso Centro tem grande potencial, mas vinha sendo muito esquecido. Essa iniciativa da Câmara com a prefeitura renovou a nossa esperança”. A vereadora Leandra Lopes (PT), membro titular da comissão, exaltou as potencialidades da região central. “Podemos montar um excelente circuito cultural que atrairá turistas e investimentos”.
O diretor da Escola Legislativo, Meynardo Rocha, enumerou instituições e prédios com grande potencial, mas que necessitam de investimentos. “Temos as sociedades musicais Lyra dos Conspiradores e Nova Aurora, o Solar dos Mellos e o Clube Ypiranga, entre outros”. Segundo ele, a própria sede antiga da Câmara, onde funciona a escola, recebe constantes melhoramentos em sua estrutura, e é um aparelho público que gera vitalidade cultural no centro de Macaé.
Integrantes da frente e secretarias envolvidas
Além de Luciano e Leandra, a frente será formada por Ricardo Salgado (MDB), relator, e mais dois membros titulares: Rond Macaé (PSDB) e Manu Rezende (MDB).
A Secretaria Adjunta de Obras é uma das que terá maiores atribuições no projeto. “Precisamos criar mais políticas públicas para diversificação das atividades comerciais, evitando o esvaziamento do Centro”, afirmou o coordenador de Urbanismo da pasta, Jader Gomes. O projeto contará ainda com as pastas da Infraestrutura (Obras, Habitação e Urbanismo), Fazenda, Turismo, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana.