Tema foi motivado por requerimento de Welberth Rezende (PPS)
Aumentar as políticas que incentivam o uso da bicicleta como alternativa aos meios tradicionais de transporte. É o que defende o vereador Welberth Rezende (PPS). Por meio do Requerimento 004/2017, ele solicita que o Sistema Integrado de Transporte (SIT) estude a viabilidade de implantar suporte para bicicletas (bike racks) nos ônibus que circulam na cidade. A iniciativa foi aprovada na sessão da Câmara de Macaé desta quarta-feira (29).
“Do ponto de vista de um trânsito mais saudável e sustentável, é fundamental fomentar o crescimento da utilização de meios de transporte não poluentes. A colocação de bike racks nos ônibus favorece esse propósito. Por exemplo, uma pessoa poderá se deslocar do seu bairro até o centro de ônibus e, ao chegar no Terminal Central, concluir o trajeto de bicicleta”, disse.
Durante o debate da proposta, os vereadores presentes também sugeriram outras propostas ligadas ao tema. Marcel Silvano (PT) defendeu a instalação de bicicletários nos terminais de ônibus. Já Paulo Antunes (PMDB) divulgou um projeto de sua autoria que visa destinar 5% de todas as vagas em estacionamentos privados para bicicletas.
“Esta é uma medida que aprimora bastante o sistema de transporte. A bicicleta é uma realidade que agrega positivamente no trânsito”, acrescentou Luciano Diniz (PMDB).
Apesar da aprovação unânime, Maxwell Vaz (SDD) fez algumas ressalvas. “É preciso que haja estudo de impactos e de riscos. Não podemos esquecer que muitos motoristas já trabalham acumulando função de cobrador”, finalizou.
Jornalista: Júnior Barbosa