♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Legislativo discute melhorias para as unidades de saúde

Mayara Rezende foi autora de dois requerimentos cobrando manutenção e ventiladores. Foto: TIago Ferreira.

Na sessão desta terça-feira (19) da Câmara de Macaé, a vereadora Dra. Mayara Rezende (Republicanos) teve aprovados dois requerimentos solicitando melhorias para as unidades de saúde pública. Um deles cobra do Executivo informações sobre a manutenção das unidades de baixa, alta e média complexidade. Outro pede esclarecimentos sobre a instalação de ventiladores, devido à tendência de aumento de doenças respiratórias no inverno.

Ex-secretária adjunta de Alta e Média Complexidade na Saúde de Macaé, ela mencionou ações da Comissão Permanente de Saúde do Legislativo, da qual é presidente. “Estamos fazendo um trabalho extremamente propositivo. Frisamos a importância das respostas do governo, com dados confiáveis para construirmos nossas propostas”.

Ricardo Salgado (MDB) manifestou preocupação com a falta de aparelhos de ar-condicionado. “Soube que em alguns locais é impossível instalar, por causa da falta de capacidade da rede elétrica”. Segundo ele, foram adquiridos aparelhos. Já Amaro Luiz (PV) sugeriu a medição da qualidade do ar. “Há um equipamento para isso. Precisamos evitar doenças adquiridas pela contaminação do ar”.

O vereador Rond Macaé (PSDB) disse que esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Barra, e viu a atuação de uma empresa que está fazendo triagem e descarte de equipamentos, para reposição. “Essa ação deverá ocorrer em todas as unidades. Foram comprados 800 aparelhos”. Rond é suplente da Comissão de Saúde que tem ainda, como relator, Tico Jardim (Cidadania) e, como membro titular, Professor Michel (Cidadania).

Esgoto com tarifa social

A tarifa social do esgoto, para consumidores de baixa renda, foi proposta por Cesinha (Cidadania), por meio de requerimento, também aprovado durante a sessão. “É uma lei federal, com desconto de 50%, ao qual têm direito as pessoas inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e no Benefício de Prestação Continuada (BPC) – para idosos e Pessoas com Deficiência (PcD)”. De acordo com Cesinha, apesar de não estar no contrato com a concessionária, o Executivo e a Câmara devem exigir da BRK a obediência à lei.

A defesa de Cesinha reabriu o debate sobre a parceria público privada para o saneamento da cidade, conhecida como PPP do Esgoto. Segundo ele, o contrato, feito em 2012, foi injusto para o município. Participaram da discussão Ricardo Salgado e Amaro Luiz. Confira aqui a íntegra da sessão.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.