Macaé terá Semana Municipal de Turismo

O objetivo do evento, segundo Welberth Rezende, é discutir políticas de turismo para a cidade.

 

Uma proposição apresentada nesta quarta-feira (7), na Câmara Municipal de Macaé, aprovada por unanimidade dos vereadores presentes, indica a criação da Semana Municipal do Turismo para a última semana de setembro. O autor, Welberth Rezende (PPS), destacou a importância do evento a fim de discutir políticas de turismo para a cidade. “Temos a segunda melhor rede hoteleira do Estado, perdendo apenas para a capital, e queremos aproveitar esse potencial”, afirmou.
 

Welberth mencionou a reunião ocorrida nesta segunda-feira (5) com representações, além da Câmara, das secretarias Municipal e Estadual de Turismo, Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, proprietários, trabalhadores e entidades ligadas aos setores hoteleiro e gastronômico. Na ocasião, foi constada uma grave crise no setor. Entre outros encaminhamentos da reunião, está a reativação do Conselho Municipal de Turismo (Clique aqui para ler a matéria). 
 

 

Segundo Welberth, a data coincide com a Semana Internacional do Turismo. Maxwell Vaz (SD) disse que nos últimos mandatos não tem havido uma política de turismo em Macaé. “Houve a indicação, feita pelo atual prefeito, do vice-diretor da Turisrio, mas parece que o indicado não conseguiu representar a cidade”. Ele lembrou que a crise do turismo gera desemprego e diminui a arrecadação. O vereador falou ainda da necessidade de licitar o Centro de Convenções e o Parque de Exposições para serem explorados pela iniciativa privada. Ele disse que os locais são pouco utilizados em acontecimentos de grande porte e, normalmente, servem a pequenos eventos isolados que pouco beneficiam o município. Welberth apoiou a ideia e sugeriu que a empresa vencedora da licitação se comprometa a realizar feiras de setores como os de carros, informática e cosméticos.

 

Crise incentiva a busca de soluções
 

Igor Sardinha (PRB) afirmou que os negócios do petróleo antes da crise fizeram com que não se investissem em outros setores, entre eles, o turismo. Ele recordou as riquezas da Serra Macaense e falou da necessidade de oferecer estrutura para o melhor funcionamento dos hotéis e restaurantes da região. “Um benefício dos tempos de crise é que nos incentiva a buscar soluções que em outros tempos são deixadas de lado.” Chico Machado mencionou que o turismo tem sido um dos setores usados por Portugal para sair da crise que atravessa. “A natureza nos deu o mar e a serra. Temos muito a explorar no setor”, disse Chico.
 

Já Luciano Diniz (PT) informou que a crise do setor hoteleiro já obrigou alguns estabelecimentos a fecharem as portas, sendo que a cidade dispõe de grande potencial turístico. “Temos também o Parque Nacional de Jurubatiba, com 14 lagoas. A balneabilidade é um grande atrativo. Estive lá recentemente e o administrador me informou que havia 800 pessoas nas lagoas do parque. É um grande potencial para o ecoturismo, que precisamos mostrar ao Brasil”.

O presidente da Câmara, Eduardo Cardoso (PPS), destacou que incentivar a política para o turismo é mais um serviço que a Casa presta ao município no atual momento de crise. “No passado, muito se discutiu e nada se fez. Agora, esperamos que isso mude”. Amaro Luiz (PRB) mencionou que Macaé dispõe também de ilhas e cachoeiras. “Precisamos mostrar essas riquezas para o mundo”, afirmou.
 

Jornalista: Marcello Riella Benites

 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.