Moção de repúdio à Enel será entregue ao governo federal

Todos os parlamentares assinaram a proposição contra a concessionária

Na retomada das sessões ordinárias, nesta quarta-feira (15), a Câmara de Macaé aprovou moção de repúdio à Enel pelo mau atendimento à população. O problema continua apesar de intenções de melhoria declaradas ao Legislativo. O presidente Cesinha (SDD), autor da iniciativa, avisou: “Vamos entregar este documento ao Ministério das Minas e Energia. Hoje ainda formaremos a comissão que irá a Brasília”. Os vereadores reuniram-se na sede antiga do Legislativo.

Todos os parlamentares assinaram a proposição. Tico Jardim (SDD) afirmou que a situação é mais grave na Região Serrana. Luiz Matos (Republicanos) citou o Assentamento Celso Daniel. “Soube de um produtor que perdeu 500 litros de leite por falta de refrigeração, pela queda de energia”. Iza Vicente (Rede) lembrou a falta de água devido à paralisação de bombas da Cedae.

Amaro Luiz (PRTB) reclamou que a concessionária não entrega a conta em locais considerados “área de risco”. Segundo ele, porém, o relógio registra o consumo e as “pessoas têm ficado com nome negativado” por não pagarem. Reginaldo do Hospital (Cidadania) disse que na Ingazeira uma família perdeu geladeira e microondas devido às interrupções no fornecimento.

Professor Michel (Patriota) relatou vacinas estragadas por falta de resfriamento no setor rural, e George Jardim (PSDB), que tem atividade pecuária, disse que aconteceu com ele. “Perdi 2.500 doses contra febre aftosa”. O tucano contou que a localidade de Serro Frio ficou seis dias sem luz, que a Bicuda Pequena não tem rede trifásica e que postes podres podem causar acidentes graves na Serra.


Boa relação entre município e estado

A sessão contou com a presença do vice-prefeito e chefe do Executivo em exercício, Celinho Chapeta (PSDB), além do deputado licenciado e secretário estadual de Governo Chico Machado (SDD). Chapeta falou da relação com o parlamento: “Sem esta Casa, o prefeito Welberh Rezende (Cidadania) não teria o sucesso que vem alcançando”. Já Machado citou obras e conquistas para Macaé no âmbito da administração estadual, em áreas como segurança, energia, saúde e urbanização. O secretário municipal da Casa Civil, Luiz Fernando Pessanha, também discursou. Ele, Cesinha e Chico declararam intenções de colaboração e harmonia entre os governos do município e do estado.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.