♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Pandemia: Vereadores cobram implantação de auxílio para o comércio

Iza e Thales lembraram que proposta está sancionada desde 2020
Ainda na gestão passada, a Câmara de Macaé aprovou a criação de linha de crédito especial para o comércio, um dos setores mais afetados pela pandemia. Quase um ano depois, poucos negócios foram contemplados e, por isso, Iza Vicente (Rede) e Thales Coutinho (Podemos) defendem que o governo retome o programa de forma concreta. O pedido aconteceu na sessão desta quarta-feira (24), com requerimento aprovado por unanimidade.
“A lei destinou R$ 10 milhões para esta finalidade, mas quase nenhum comerciante teve acesso. Esperamos que o poder Executivo coloque em prática o que não foi feito na gestão passada. É muito importante ter esse socorro, pois muitos estão falindo. Medidas de restrição precisam ser acompanhadas de políticas públicas”, defendeu Iza.
Para Thales, o governo deve priorizar esforços na aquisição de vacinas contra a Covid-19, além de auxílios para quem está com a renda comprometida. “A gente entende todas as necessidades de Macaé, mas qual deve ser o nosso foco? Os comerciantes estão demitindo e fechando as portas. Faço esse apelo porque o momento é de sobrevivência para a população e para a nossa economia.”
Luciano Diniz (Cidadania) fez coro às falas dos vereadores. “A lei veio com grande expectativa, mas a insatisfação é grande porque somente quatro pessoas foram atendidas. A categoria acabou enganada e entendo que o prefeito deve analisar o que é possível dentro do orçamento”, acrescentou.
Edson Chiquini (PSD) e Paulo Paes (DEM) elogiaram a iniciativa. Já Reginaldo do Hospital (Podemos) voltou a defender o retorno do Restaurante Popular, como forma de atender desempregados.
Auxílio local
Durante a sessão, Iza e Thales também oficializaram o Executivo sobre a necessidade de um auxílio emergencial com recursos próprios. Eles defendem o modelo que é adotado em outras cidades e que tem o objetivo de socorrer a população mais vulnerável. A aprovação do requerimento novamente foi unânime.
Turismo com restrições
O presidente Cesinha (Pros), com Tico Jardim (Pros), apresentou pedido para que a rede hoteleira da Região Serrana continue recebendo turistas de outras cidades. “Precisamos pensar nesses empresários que fizeram investimentos e que não terão como pagar fornecedores e funcionários se estiverem fechados”, considerou Cesinha.
Tico explicou que uma das alternativas para controlar o fluxo de pessoas é com a liberação da entrada mediante apresentação do comprovante de reserva, o voucher.
Agricultura
Os parlamentares ainda apoiaram o requerimento de George Jardim (PSDB), que sugere ao governo voltar a adquirir alimentos do programa Agricultura Familiar. As compras para a merenda foram suspensas desde a paralisação das aulas presenciais.
“Nossa ideia é preparar cestas e entregá-las às famílias dos alunos. E ainda poderíamos usar o transporte escolar, gerando renda para mais essa categoria, que está sem trabalho e muito prejudicada”.
Projetos do Executivo
Por unanimidade, a Câmara também aprovou duas propostas vindas da prefeitura. A primeira concede anistia de multa e isenção de juros para os cidadãos que não tiverem efetuado o pagamento do IPTU de 2020. Já a segunda estabelece o mesmo benefício a quem atrasou parcelas do Programa de Refinanciamento Municipal (Refim). Ambas buscam aliviar encargos dos cidadãos que foram prejudicados economicamente pela Covid-19.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.