Com o intuito de contribuir para um serviço que vem sendo aperfeiçoando na atual gestão, os vereadores ouviram a apresentação da coordenadora da Odontologia da prefeitura, Carla Bittencourt, no Grande Expediente da sessão desta quarta-feira (29), na Câmara Municipal de Macaé. Eles reconheceram o bom trabalho que vem sendo desenvolvido, mas apontaram deficiências que ainda precisam ser sanadas.
Iza Vicente (Rede) destacou a necessidade de automatizar o sistema de marcação de consultas, ou ainda fazer uma triagem para agilizar os atendimentos à população.
Ela também relatou o caso de um cadeirante que não conseguiu entrar em um dos locais onde são feitos os atendimentos. Carla afirmou que o prédio recebe pessoas em cadeiras de rodas padrão, mas, neste caso, pode ter sido utilizado um modelo de cadeira diferente. “Mesmo que tenha acontecido isso, acho que é válido dar um treinamento de acessibilidade para os funcionários que recebem a população”, ponderou a vereadora.
Tico Jardim (Cidadania) pediu reforço nos consultórios odontológicos da Bicuda Grande e Bicuda Pequena. “Se o dentista tiver um auxiliar, ele pode atender mais rápido e melhor os cidadãos que buscam atendimento”. Sobre o questionamento, Carla respondeu: “Fizemos um processo seletivo para auxiliar odontológico, mas dos 30 que chamamos, apenas dez compareceram”.
Já Luciano Diniz (Cidadania) perguntou sobre a possibilidade de aumentar o quadro de profissionais por meio do concurso que está sendo preparado. A coordenadora disse que fez a solicitação conforme a necessidade do setor que, atualmente, é sobretudo de dentistas especializados em endodontia, próteses e atendimento de pessoas com deficiência (PcD).
Atendimento à população
Dentre as melhorias implementadas na atual gestão, a Coordenadoria de Odontologia enumerou a inauguração e a reinauguração de 19 consultórios odontológicos, que foram construídos ou reformados e atualizados. A coordenadora também citou a ampliação do serviço de marcação de consultas, que funcionava das 8h às 12h e agora se estende até 16h30.
A implantação do serviço de atendimento domiciliar, para acamados e pessoas com dificuldade de locomoção, e a aquisição de uma unidade móvel, que atende escolas, bairros e comunidades, também estão entre as conquistas citadas. A contratação de uma empresa especializada no fornecimento de próteses dentárias teria permitido ainda a ampliação do atendimento à população.
Carla evidenciou o expressivo aumento no número de atendimentos que, de 2021 a 2023 registrou um aumento de 79%. “Havia uma grande demanda reprimida na cidade e conseguimos zerar as filas de espera”. Ela enfatizou que tal conquista só foi possível devido as mudanças implementadas. “Hoje contamos também com aparelhos de raio-x móvel (para atendimento domiciliar e de PcD), sedação por óxido nitroso (evita que o paciente tenha que ser levado para um centro cirúrgico) e ainda conseguimos reformar 80% dos consultórios odontológicos do município. Até o fim dessa gestão, esperamos chegar a 100%”, concluiu Carla.