Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Plenário mantém veto do Executivo ao Código Tributário

A Câmara Municipal de Macaé aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (17), o veto do Executivo ao novo Código Tributário, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 009/2017. A proposta era do próprio governo e havia tido votação favorável em 27 de setembro, com emendas que, entre outras mudanças, reduziam taxas de impostos.
O líder da situação, Márcio Bittencourt (PMDB), orientou a bancada governista a manter o veto e justificou a posição: “Teríamos R$ 50 milhões de perdas em arrecadação”. Assim, fica mantido o código atual.
Com aprovação dos vereadores, o Grande Expediente foi cedido aos representantes do Conselho Regional de Contabilidade, Jussara Celem, da Associação Macaense de Contabilistas, Márcia Regina dos Santos, e da 15ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), André Coelho.
Segundo eles, a lei federal 157/2016 dava o prazo até o final de 2017 para os municípios mudarem o código, com propostas para redução de taxas e incentivo à economia. Pela Constituição, porém, as mudanças só entram em vigor 90 dias após a promulgação, com a impossibilidade de receber as arrecadações previstas para o início de 2018. .
“Diante dessas explicações, votaremos o veto ainda hoje”, afirmou o presidente Eduardo Cardoso (PPS). Antes da votação, houve um recesso para negociação entre bancadas de oposição e governo, e então, foi decidida a aprovação do veto, com a manutenção do código atual.
Atraso no envio do projeto
“Queríamos desonerar iniciativas criativas dos empreendedores locais e pequenos comerciantes, mas acabamos tendo que manter o veto, contra tudo o que falamos que era bom, devido ao atraso do governo em mandar o PLC para a Câmara”, criticou o líder da oposição, Marcel Silvano (PT).
“Mesmo com o código atual, perderemos cerca de R$ 10 milhões em arrecadação, sem as taxações de operadoras de cartão e planos de saúde, que estavam previstas no projeto vetado”, lamentou Maxwell Vaz (SD).

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.