Pular para o conteúdo
Degradê com CSS
Degradê com CSS

População da Serra pede Saúde, Infraestrutura e Água tratada

 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">Os&nbsp;</span><span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">vereadores levarão os problemas relatados pelos moradores até o prefeito de Macaé e secretários.</span>

No último sábado (13), o distrito de Bicuda Grande recebeu o projeto Câmara Itinerante e os vereadores de Macaé puderam ouvir as reivindicações dos moradores da Região Serrana. Entre os problemas expostos estão a falta de atendimento médico; a iluminação pública deficiente; a precária condição das estradas; o insuficiente número de linhas e horários de ônibus para o transporte público; a ausência de agentes de segurança e a falta de acesso ao esgoto e à água tratada.

Após o relato dos moradores, o presidente da Câmara Municipal de Macaé, Eduardo Cardoso, informou que os vereadores levarão os problemas até o prefeito Aluízio Santos Jr. e aos secretários responsáveis. “Lamentamos a ausência dos representantes da Polícia Militar e de alguns secretários do município, que não atenderam ao nosso convite para participar da Câmara Itinerante da Bicuda e não enviaram nenhum representante para responder os questionamentos da população.”

Marcel Silvano pediu um esforço extra dos vereadores da bancada governista para levar os problemas dos moradores até o Executivo. Já Igor Sardinha propôs a realização de uma audiência pública na Serra, antes do Legislativo votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que definirá como será aplicado o orçamento municipal de 2016. “Assim, poderemos discutir com a população quais são as prioridades da região e direcionarmos recursos para fins específicos por meio das emendas parlamentares”, explicou.

Além do presidente Eduardo Cardoso, Marcel Silvano e Igor Sardinha, já citados anteriormente, também participaram desta edição da Câmara Itinerante os seguintes parlamentares: Lúcio Mauro Junger; Jocimar Gomes, o “Boca”; Amaro Luiz da Silva; Welberth Rezende; José Prestes e George Jardim, que propôs a realização do evento na localidade.

Representantes da empresa responsável pelo Sistema Integrado de Transporte (SIT) e da Empresa Municipal de Iluminação Pública (Emip) também participaram do evento, respondendo aos questionamentos do público. Assim como os secretários de Educação, Guto Garcia, o secretário de Interior, Paulo Paes Filho, e o secretário de Defesa do Consumidor (Procon), Carlos Fioretti.
 

Moradores da Serra pedem providências ao Poder Público

Conforme relatado pelos moradores da Serra, os problemas são antigos e os cidadãos aguardam há anos pela sensibilidade da classe política para solucionar as questões. A falta de água tratada é uma delas, que coloca a saúde dos cidadãos em risco. Segundo populares, a água que eles utilizam vem direto das fontes naturais, sem tratamento. O problema é quando a fonte seca ou recebe algum tipo de resíduo. “Aí várias pessoas passam mal e precisam procurar atendimento médico”, disse Maria José, moradora da Bicuda.

Maria José pediu uma caixa d’água para a Bicuda e adjacências, capaz de receber e distribuir água tratada para a população da localidade. “Não temos como comprar caminhão pipa. Muitos não têm condições financeiras. Além disso, as estradas estão em péssimas condições e os veículos têm dificuldade de chegar a vários pontos”, lamentou.

A ausência de tratamento de esgoto é outra situação que traz consequências nefastas para a saúde dos cidadãos. De acordo com relatos dos moradores, ele é despejado in natura nos rios, dos quais muitos moradores retiram água e pescado para suas famílias.

As estradas e pontes também foram motivo de muitas reclamações. Além da falta de manutenção, capina e limpeza das vias, moradores reclamam que, quando chove, somente carros tracionados conseguem trafegar – já que muitas estradas ainda são de terra batida. “Também precisamos da manutenção e reconstrução de algumas pontes, que estão muito danificadas e perigosas”, destacou o morador de Serro Escuro, Paulo Porfilho.

Ainda houve pedidos de construção de uma praça com parquinho para as crianças, uma quadra coberta para a realização dos eventos da comunidade e uma creche na região da Bicuda. Também foi solicitada a colocação de braços de iluminação pública em diversos trechos; sobretudo, próximo aos pontos de ônibus, assim como a cobertura desses pontos de ônibus e a ampliação do horário de atendimento do transporte público.

A segurança também foi mencionada como um dos pontos que mais carecem de atenção. A população pediu um posto policial e mais policiamento para combater a ação de criminosos no local.
 

Contudo, a Saúde foi a principal reivindicação dos participantes. “Não temos ambulância, nem profissionais de saúde em número suficiente para atender os moradores. Quando enviam um médico, é apenas um profissional e ele não dá conta de atender todos os necessitados”, esclareceu a presidente da Associação de Moradores de Areia Branca, Roberta Aguiar.
 

A falta de fisioterapeutas e dentistas foi ressaltada por diversos cidadãos, que também pediram solução para o problema da telefonia fixa e móvel na região.
 

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.