Pular para o conteúdo

Reforma Administrativa deve ser votada na próxima semana

[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]
 <span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px; text-align: justify;">A proposta da Prefeitura de Macaé de redução de gastos com a folha de pagamento tramita em regime de urgência.</span>

Foi lida, na sessão ordinária desta quarta-feira (27), uma mensagem do prefeito Aluízio Santos Jr. solicitando à Câmara Municipal de Macaé que tome as providências necessárias para a redução dos vencimentos do prefeito e do vice-prefeito em 20%. A mensagem faz referência ao conteúdo da Reforma Administrativa, questionada por alguns vereadores por esta ação ser de competência exclusiva do Legislativo e, portanto, não poderia partir do Executivo.
 

A proposta da Prefeitura de Macaé de redução de gastos com a folha de pagamento chegou ao Legislativo no dia 12 de maio e tramita em regime de urgência.
 

De acordo com o Presidente da Casa, Eduardo Cardoso, as Comissões de ‘Constituição, Justiça, Redação e Garantias Fundamentais’ e ‘Finanças, Orçamento, Planejamento e Tributação’ têm até hoje (27) para entregar os seus pareceres sobre a Reforma Administrativa. “Se os relatórios das comissões forem favoráveis, votaremos a Reforma Administrativa na próxima terça-feira (2). Caso contrário, votaremos o parecer das comissões nesta data.”
 

Seja qual for o posicionamento das comissões, o presidente do Legislativo acredita que a Reforma será votada até a próxima quarta-feira (3). “Acho improvável que qualquer vereador se posicione contra uma proposta que trará mais economia e eficiência para administração municipal.”
 

Para Eduardo, o grande mérito da iniciativa é a economia aos cofres públicos, que pode chegar a 30% no pagamento de folha salarial. Segundo ele, essa redução de gastos é uma necessidade, dado o contexto de crise e o fato da Prefeitura de Macaé ter atingido o seu limite, no que diz respeito ao pagamento de pessoal, para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. “O dinheiro economizado será investido em serviços e obras essenciais para a população”, supõe.
 

Ainda de acordo com o presidente, as alterações serão feitas apenas nos salários do prefeito, vice-prefeito e dos funcionários comissionados. “A redução nos vencimentos não atingirá os servidores efetivos, ou seja, os concursados”, disse Eduardo.
 

Incorporações  – Na ocasião, o vereador Marcel Silvano (PT) sugeriu que a Câmara reencaminhe um requerimento de sua autoria, em que solicita a regulamentação das incorporações no município, responsáveis por altos salários. Segundo o parlamentar, com o pedido de reenviar a sua proposta, espera-se a confirmação da intenção de realmente enxugar a folha de pagamento de maneira séria.
 

“Não estou dizendo que vamos fixar esses valores, só peço à Casa para reforçar o pedido ao prefeito, para que ele encaminhe uma legislação redimensionando as incorporações. É preciso tratar isso para não quebrar a máquina daqui a um tempo”, ressaltou Marcel.
 

O conteúdo da Reforma Administrativa, enviado ao Legislativo, não prevê alteração nas incorporações.

 

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.