<span style="font-family: arial, helvetica, sans-serif; font-size: 14px;">Requerimento pede um posicionamento do secretário de Mobilidade Urbana sobre a Rota 10, na Teixeira de Gouveia.</span>
Um requerimento do vereador Igor Sardinha (PRB), na sessão desta terça-feira (30), trouxe de volta à Câmara a discussão sobre a ciclovia na Rua Teixeira de Gouveia. O requerimento 385/2015 solicita ao secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves, que “oficialize” a declaração feita em audiência pública no dia 20 de maio, quando foi aprovado o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (clique aqui para ler a notícia). “As declarações do secretário estão registradas em ata e nos vídeos da TV Câmara. Uma semana depois, o governo anunciou nas redes sociais e no site oficial que implantaria a Rota 10, que inclui a Teixeira de Gouveia”, disse Igor.
Segundo ele, a decisão é incoerente com a criação do sistema rotativo de estacionamento. “O sistema foi implantado para ampliar a disponibilidade de vagas e, agora, a Secretaria elimina as vagas de toda uma rua cujos comerciários dependem delas para o acesso dos clientes”. Para o vereador, ser contra a Rota 10 não significa ser contra a ciclomobilidade, que deve ser implantada, porém, respeitando as características de cada local.
Igor lembrou que, além da dificuldade para o estacionamento dos clientes, haverá problemas para caminhões realizarem carga e descarga de mercadorias. Luciano Diniz (PT), que presidiu as três audiências públicas realizadas para a discussão do Plano de Mobilidade Urbana, inclusive, uma específica para ciclomobilidade, esclareceu que a Rota 10 envolve outras quatro ruas próximas. “A partir de conversas com o Sindicato dos Comerciários e com a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) estão sendo feitas alterações para diminuir o impacto da implantação de uma ciclovia na Teixeira de Gouveia, como a liberação do estacionamento após às 17h e nos fins de semana”, disse ele.
Segundo Luciano, o medo dos comerciantes é semelhante ao que havia quando foi implantado o calçadão na Avenida Rui Barbosa, que hoje é um local de intenso comércio, havendo quem diga que é “um shopping a céu aberto”. O vereador disse ainda que as notícias da implantação da Rota 10 receberam 3 mil curtidas no Facebook. “O Plano vai ampliar de 24 para 68 quilômetros a extensão de ciclovias na cidade, ficando atrás, no Brasil, apenas de Niterói”. Ele alertou para o fato de que as ciclovias vão proteger ciclistas que disputam espaço com os veículos nas ruas.
Igor ressaltou que o objeto do requerimento não era a discussão da validade ou não da ciclovia, mas a declaração do secretário na audiência pública de 20 de maio. “O que queremos é que o secretário esclareça para esta Casa o que ele realmente disse na audiência”, concluiu. O requerimento foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.
Jornalista: Marcello Riella Benites