Requerimento solicita legislação de gerenciamento costeiro

De acordo com Cesinha, falta de regulamentação no litoral prejudica o turismo (Foto: Tiago Ferreira)

Foi aprovado nesta quarta-feira (5), na Câmara de Macaé, requerimento questionando o Executivo pela falta de um plano para gerenciamento costeiro e aquaviário do município. O autor é o presidente Cesinha (Solidariedade). Ele disse que trata-se de uma ação estratégica para o turismo, e que atualmente ilhas e praias locais não podem ser alcançadas de barco, por proibição da Marinha, que ocorrerá enquanto não houver uma lei regulamentando o acesso.

“A nossa cidade, além de industrial, passou a ser turística. A prova é a ocupação de nossa rede hoteleira”, afirmou. O parlamentar comparou a situação com o que ocorre em Cabo Frio e Arraial do Cabo. “Lá, os visitantes podem chegar em qualquer lugar da costa pelo mar. Aqui, praticamente o único cais é o do Iate Clube”.

Professor Michel (Patriota) mencionou que se interessa pelo tema devido à sua formação acadêmica em Geografia. “Uma regulamentação é necessária também porque fenômenos, como as mudanças climáticas afetam o litoral, criando erosões e atingindo o uso do solo nas áreas próximas”. Amaro Luiz (PRTB) citou ocorrências nas orlas do Lagomar, Fronteira e Bar do Coco.

O vereador Marlon Lima, que tomou posse nesta quarta, lembrou que a Capitania dos Portos é responsável pela região costeira e segue as determinações de uma lei federal. “Uma lei municipal vai contribuir para resolver todas essas situações. Sou filho de pescadores e sei o quanto a falta de uma legislação local prejudica a atividade pesqueira”.

Proposta foi vetada no passado

Alan Mansur (Cidadania) recordou que já tramitou uma proposta a respeito na Casa, mas foi vetada na administração passada. O líder do governo Luciano Diniz (Cidadania) falou em seguida. “De fato, foi inclusive um projeto do nosso mandato”, completou, manifestando o desejo de que agora haja avanço.

Cesinha convidou os quatro colegas para se unirem a ele no encaminhamento da questão junto à Secretaria de Pesca e à Procuradoria da prefeitura.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.