Servidores da Câmara participam do Dia Mundial da Saúde

Diversas atividades foram realizadas, sob orientação do Setor Médico

Para esclarecer dúvidas e prevenir, a Câmara de Macaé realizou diversas atividades, nesta quinta-feira (7), data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde. Com testes rápidos, consultas e palestra, os servidores do Legislativo receberam orientações acerca da diabetes, uma das doenças que mais avança no mundo.

 

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em mais de 150 países desde 1950, coincidindo com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), dois anos antes. As atividades foram conduzidas pela enfermeira Ana Carolina Bastos, servidora da Casa. No início do expediente, todos os funcionários interessados puderam fazer o teste de glicemia capilar, forma mais rápida e prática para controlar da taxa de açúcar no sangue.

 

Com os resultados em mãos, Ana Carolina apresentou estudo elaborado pelo Setor Médico da Câmara. “O mais importante é que todos busquem por uma vida saudável. Nada em exagero faz bem e todos devem praticar exercícios e ter uma alimentação correta. Incluir esses hábitos na rotina diária trará enormes benefícios”, lembrou a enfermeira.

 

A diabetes do tipo 2 é a que possui maior incidência, presente em 90% dos casos. “Não é totalmente proibido sair da dieta, mas não é saudável ingerir alimentos com muito açúcar, como chocolate, todos os dias, por exemplo”, acrescentou.

 

Devido ao grande aumento dos casos, os órgãos de controle que antes divulgavam pesquisas com pessoas acima de 40 anos, passou a incluir jovens a partir dos 18 anos no quadro de risco. No Brasil, 6,7% da população possui a doença.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornalista: Júnior Barbosa

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.