Cerca de 40 servidores da Câmara Municipal de Macaé fizeram, na última quinta-feira (15), o Curso de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) para informatização do arquivo da instituição. O treinamento ocorreu na parte da manhã, para funcionários dos setores da Casa, e à tarde, para os assessores de parlamentares.
O diretor geral Gabriel Peçanha afirma que a iniciativa segue uma visão de futuro. “Precisamos superar a fase do arquivo em papel. Além de não haver mais espaço físico para o armazenamento de tantas informações, é mais ecologicamente correto”.
Segundo a diretora de Arquivo, Aline Souza, o objetivo é treinar os servidores para acessar e inserir documentos no sistema que está sendo implantado no Legislativo. “Queremos também que eles conheçam os procedimentos para conservação de documentos”.
As aulas foram ministradas pelo gerente de produção William Jorge Silva e o diretor de tecnologia de informação (TI) da empresa NPI, Rodrigo Coimbra, que implantará o software de GED e digitalizará os itens de arquivo. “Os documentos serão de acesso restrito para alguns setores, ou acessíveis apenas a usuários da Câmara, e outros ainda, abertos ao público”, explicou William.
A assistente administrativa da diretoria geral Débora Carneiro foi uma das participantes do curso. “É uma ótima capacitação, pois nos ajudará a ter celeridade na obtenção de documentos importantes para o nosso trabalho”. O diretor de TI Rodrigo exemplificou: “A informação para aposentadoria de um funcionário antigo, que levaria uma semana para ser encontrada, seria resgatada em minutos”.
Já Ana Paula Medeiros, assessora do vereador Marvel Maillet (Rede), enfatizou a facilidade do processo do GED. “É uma ferramenta que simplifica muito a busca de informações na rede”. De acordo com o gerente de produção da NPI, haverá uma segunda etapa, em que os servidores serão orientados de forma prática para documentação específica de cada setor e gabinete.
Menu