Vereadores aprovam criação do Programa Acolher e Qualificar

Iniciativa de Reginaldo busca caminhos para diminuir a vulnerabilidade social (Foto: Tiago Ferreira)

Com o objetivo de dar uma nova oportunidade a pessoas em situação de rua, a Câmara de Macaé aprovou, por unanimidade, a criação do Programa Acolher e Qualificar, nesta quarta-feira (27). A iniciativa partiu de Reginaldo do Hospital (Podemos), por meio do Projeto de Lei (PL) 31/2022, que agora segue para veto ou sanção do Executivo.

Segundo Reginaldo, a proposta foi elaborada de forma coletiva e com base em dados do governo local. “Somente no ano passado, a prefeitura registrou 900 pessoas vivendo nas ruas. Muitas delas se deslocam para outros lugares, mas boa parte fica. Nossa ideia é envolver o Centro Pop, o Cetep e a Pousada da Cidadania para oferecer suporte, educação e, futuramente, chances no mercado de trabalho.”

Desse público, 219 possuíam o ensino fundamental completo, enquanto 75 haviam terminado o ensino médio. Outras nove pessoas chegaram a terminar o ensino superior. “Acredito que a ligação de Macaé com a indústria do petróleo segue atraindo quem busca melhores empregos, mas a falta de qualificação fecha portas”, acrescentou.

O PL rendeu elogios no plenário. Nas palavras do Professor Michel (Patriota), a implementação do programa contribuirá de forma efetiva para a sociedade. “Talvez, esse seja um dos melhores projetos que já aprovamos”. Já o líder do governo, Luciano Diniz (Cidadania), reforçou que a causa deve ser sempre defendida pelo Legislativo. “Acolher e Qualificar fecha uma cadeia social de proteção e faz com que o governo disponibilize um ‘Plano B’ a quem está sem nenhum.”

Amaro Luiz (PRTB) aproveitou a discussão para lembrar que o Brasil tem diversas legislações vigentes para assegurar direitos básicos, mas que nem sempre saem do papel. Já o presidente Cesinha (Pros) lamentou a falta de incentivo para quem busca o primeiro emprego. “É verdade o que Amaro diz. Fui autor da lei para dar oportunidades aos jovens. A gestão passada sancionou, mas não colocou em prática. Acredito que, agora, será diferente.”

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.