Dentre as pautas aprovadas na sessão extraordinária desta sexta-feira (4) – realizada especialmente para discutir questões relacionadas aos trabalhadores – está um pedido de informações sobre o descumprimento da Lei 2.853/2006. Proposto pelo vereador Maxwell Vaz (SD), o requerimento pede explicações ao Executivo sobre o motivo da lei que instituiu o programa de estágio na administração municipal não estar sendo aplicada em Macaé, uma vez que ela continua em vigor.
Maxwell destacou a importância do estágio para que o jovem consiga o seu primeiro emprego. “Queremos saber por que os estágios foram extintos na administração municipal, dificultando ainda mais o acesso dos jovens ao mercado de trabalho”. O parlamentar argumentou que o atual contexto de crise econômica e o aumento do desemprego restringe ainda mais as oportunidades desses jovens.
Para Marcel Silvano (PT), a negligência aos jovens não se dá apenas no âmbito profissional, mas também na falta de áreas de lazer, opções de esporte, cultura e programas de saúde voltados para esse público. “Tudo isso reflete diretamente no crescimento dos índices de violência e criminalidade.” Segundo dados apresentados pelo parlamentar, Macaé é a cidade do Estado do Rio de Janeiro onde a violência seguida de morte mais cresceu no primeiro trimestre de 2018 (30%), comparado com o ano anterior.
George Jardim (MDB), Valdemir da Silva Souza, o Val Barbeiro (PTC), e Marvel Maillet reforçaram o pedido de explicações ao Executivo. “O estágio é fundamental para o jovem que não possui experiência profissional e muitos querem aprender e ganhar o próprio sustento”, acrescentou Marvel.
Menu