Vereadores pedem melhorias para a Educação

Infraestrutura e fomento à pesquisa estão entre as reivindicações (Foto: Tiago Ferreira)

Duas proposições com foco na educação foram aprovadas na sessão desta quarta-feira (10), na Câmara Municipal de Macaé. Ambas são da vereadora Iza Vicente (Rede). A primeira é um requerimento e solicita esclarecimentos sobre as condições de infraestrutura e manutenção do Colégio Estadual Matias Neto. A segunda é uma indicação e sugere a criação de uma autarquia municipal para fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação em universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas.

A vereadora explica que o requerimento foi motivado por uma denúncia, feita pelos próprios alunos, sobre as precárias condições do prédio em que estudam. “O vídeo viralizou nas redes sociais e mesmo sendo uma escola estadual, não podemos nos ausentar deste debate. O Matias Neto oferece ensino médio para a nossa juventude e precisa de estrutura adequada para funcionar”, argumentou Iza.

Amaro Luiz (PV) parabenizou os jovens pela iniciativa, mas condenou a depredação e o vandalismo. “Além da falha do governo estadual em garantir a manutenção do espaço, o vídeo mostra ainda equipamentos públicos quebrados e pichados. Os autores desses atos também devem ser investigados e punidos”, acrescentou. Chiquini defendeu uma maior fiscalização dessas instituições.

Outras escolas com problemas

Iza aproveitou para pedir a atenção do governo do Rio de Janeiro para todas as escolas de ensino médio de Macaé. Ela citou também o Colégio Estadual Irene Meireles, que teria recebido vários aparelhos de ar condicionado que não foram instalados.

George Jardim (PSDB) informou que o Colégio Municipal do Sana enfrenta o mesmo problema, mas, neste caso, quem estaria se omitindo é a concessionária de energia elétrica. “A escola foi reestruturada e está pronta para oferecer refrigeração para todos, mas a Enel não faz a parte dela”, lamentou.

Edson Chiquini (Cidadania) mencionou outra escola no Planalto da Ajuda, que aguarda o aumento de carga por parte da Enel para proporcionar refrigeração para funcionários e estudantes nos dias de calor. “O pedido foi feito já faz tempo e a escola continua esperando. O projeto elétrico está pronto e os aparelhos de ar condicionado comprados”.

Fomento à pesquisa

Também foi aprovada a proposta de uma fundação de fomento à ciência e à tecnologia na cidade. De acordo com Iza, o objetivo seria dar suporte aos cursos que estão vindo para Macaé e viabilizar a ampliação do complexo universitário – com a construção de quadras, laboratórios e do restaurante. “Precisamos ainda de bolsas e recursos para fomentar pesquisas que nos ajudem a discutir e propor soluções para os problemas de Macaé”, justificou a vereadora.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.