Três requerimentos do vereador Tico Jardim (Cidadania) solicitaram ao Executivo melhorias para a saúde da população da Região Serrana. As propostas foram aprovadas por unanimidade dos parlamentares na sessão desta quarta-feira (12), na Câmara Municipal de Macaé. Os pedidos incluem plantão fixo de ambulância na Estratégia Saúde da Família (ESF) da Bicuda Grande e na ESF da Bicuda Pequena, além de uma Unidade Mista de Saúde 24 horas na Bicuda Grande.
De acordo com o autor, os requerimentos foram feitos com o objetivo de dar assistência aos mais de 2 mil moradores da região. “Muitos são trabalhadores rurais, que passam mal, se acidentam e precisam de atendimento médico. No entanto, quando algo acontece, a distância de mais de 50 quilômetros da cidade impede um pronto atendimento”, justificou o vereador.
Tico relatou um caso em que um trabalhador caiu do cavalo e fraturou as pernas. “No momento, chovia e fazia frio, e ele teve que esperar ali no chão por mais de 40 minutos até a chegada de uma ambulância”. José Prestes (Pode) contou que também já teve que socorrer um rapaz que foi atacado por um boi por falta de ambulância.
Reginaldo do Hospital (União Brasil) sugeriu uma extensão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na localidade. “A região é muito desassistida. Ali é difícil até ônibus. E a legislação estadual determina que haja uma equipe de saúde multidisciplinar para o atendimento com ambulâncias. Por isso talvez seja mais viável expandir o 192 na Serra”.
George Jardim (PSDB) lembrou que já destinou R$ 600 mil por meio de emenda impositiva para o atendimento médico e odontológico 24h na região. “Há anos, venho reivindicando isso. Fico feliz em ver outros parlamentares unindo forças nesta causa”. Paulo Paes (Cidadania) aproveitou para propor uma reunião com o novo secretário de Saúde de Macaé, Lucas Dias, que assumiu o cargo este mês.