Vereadores propõem soluções em saúde, mobilidade e meio ambiente

Parlamentares durante a Ordem do Dia (Fotos: Tiago Ferreira)

Três proposições foram aprovadas na sessão desta quarta-feira (5), na Câmara Municipal de Macaé. Os parlamentares Amaro Luiz (PRTB), George Jardim (PSDB) e Rafael Amorim (PDT) fizeram propostas nas áreas de saúde, mobilidade urbana e meio ambiente, respectivamente. As três tiveram aprovação unânime dos presentes.

Plano cicloviário

George fez um requerimento cobrando a implantação da ciclovia que liga o bairro da Glória a Imboassica. “Pedimos ao Executivo a conclusão da rota 2, pois vai melhorar bastante a mobilidade até Cabiúnas e oferecer maior segurança aos ciclistas”.

A pedido de Luciano Diniz (Cidadania), George incluiu os integrantes da frente parlamentar de ciclomobilidade no requerimento. Dessa forma, Iza Vicente (Rede), Rafael Amorim (PDT) e o próprio Luciano assinaram o documento, reforçando a reivindicação.

Manutenção das árvores

Rafael Amorim fez uma indicação sugerindo ao prefeito Welberth Rezende (Cidadania) o monitoramento periódico do estado fitossanitário das árvores que integram a área pública da cidade. “Essa análise evita acidentes envolvendo queda, além de aumentar a vida útil das espécies vegetais”.

O vereador ainda frisou que as árvores são responsáveis pelo equilíbrio da temperatura, oferta de água e oxigenação da cidade. “Em períodos de chuva, o risco de acidentes também aumenta. Se não fizermos a adequada manutenção do ciclo vital dessas espécies, não teremos como prever e evitar tais problemas”, justificou Amorim.

Remédio em casa

Por fim, Amaro indicou a implantação do Programa Remédio em Casa em Macaé. “Já existe em alguns municípios, como Saquarema. O propósito é ajudar aqueles que têm doenças crônicas e necessitam de medicação de uso contínuo”, defendeu o autor.

George aproveitou para denunciar a falta de medicamentos de uso contínuo no posto da Bicuda Grande. “As pessoas estão passando mal por falta de acesso a esses remédios. O projeto poderia resolver essa questão. Até lá, peço que a Secretaria de Saúde tome providencias”.

Reginaldo do Hospital (Podemos) lembrou que alguns pacientes não conseguem sequer ir ao posto buscar a medicação e dependem de amigos e familiares que possam fazer isso por eles. “O programa Remédio em Casa facilitaria bastante”, avaliou.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.