Pular para o conteúdo

Vereadores pedem maior atenção com a variante indiana da Covid-19

Caso foi identificado em um homem de Campos dos Goytacazes
[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

[responsivevoice voice=”Brazilian Portuguese Female” buttontext=”Ouvir”]  Enquanto a sessão da Câmara de Macaé acontecia, na manhã desta quarta-feira (26), o governo de São Paulo confirmou a notificação do primeiro caso de Covid-19 com a variante indiana. Trata-se de um passageiro que chegou de viagem há poucos dias e está em Campos dos Goytacazes. Por isso, os vereadores aprovaram um requerimento para que a prefeitura informe quais ações podem ser adotadas, a fim de evitar que a mutação do coronavírus circule na cidade.
A iniciativa partiu do presidente Cesinha (Pros), que segue em isolamento social enquanto se recupera da Covid-19. “Essa variante descoberta na Índia é mais grave e tem maior poder de transmissibilidade. Desde de ontem, temos conversado com as autoridades do governo sobre a situação. Que todos redobrem os cuidados”, afirmou.
Já o vereador Rafael Amorim (PDT) defendeu que o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) busque acordo com instituições, como o Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para que Macaé possa ser incluída entre as aptas a receber a vacinação em massa. Algumas cidades brasileiras estão servindo como pesquisa de controle epidemiológico e de eficácia da vacina em larga escala.
Vulnerabilidade social
Rond Macaé (Patriota) apontou o aumento da vulnerabilidade social do país para solicitar ao governo estadual a implantação do Restaurante do Povo em Macaé. “Recentemente, uma unidade foi inaugurada em Campos. Sabemos que o Executivo local já projeta a reabertura do Restaurante Popular e nós queremos somar, pois cada vez mais pessoas estão passando necessidade”, acrescentou.
O requerimento de Rond recebeu apoio de todos os parlamentares. Thales Coutinho (Podemos) frisou que a ação estadual é ainda mais benéfica, pois também oferece, além de o almoço, café da manhã e janta.
Na sequência, Amaro Luiz (PRTB) defendeu maior atenção aos moradores em situação de rua. “É preciso ter algum tipo de acolhimento para essas pessoas, pois o inverno torna tudo ainda mais difícil para elas”, frisou. Minutos depois, o vereador solicitou novamente a palavra. “Acabo de ter retorno da prefeitura e a medida será colocada em prática a partir da próxima semana. Deixo registrado o meu agradecimento pela rapidez com que o requerimento foi atendido.”
Região Serrana
George Jardim (PSDB) pediu maiores investimentos na infraestrutura dos distritos da Serra. Ele propõe que a prefeitura asfalte a estrada que liga a Bicuda Pequena ao Serro Frio. Para a Serra Escura de Cima, ele cobra haja coleta de lixo domiciliar, diminuindo os impactos ambientais da região.
Já Tico Jardim (Pros) falou sobre a necessidade de melhorias nos acessos das cachoeiras localizadas na Bicuda Pequena. O parlamentar afirma que o potencial turístico pode movimentar a economia e beneficiar os moradores.
Educação e Acessibilidade
Com a proximidade dos retornos das aulas presenciais na rede pública, Edson Chiquini (PSD) quer saber como está o planejamento do transporte escolar para os cadeirantes. “Precisamos nos certificar que todos tenham acesso às escolas da maneira segura.”
Agenda
Nesta sexta-feira (28), às 15h, o Legislativo terá a audiência pública para que a prefeitura apresente o balanço orçamentário de Macaé entre os meses de janeiro e abril. Os valores arrecadados podem apontar a realidade econômica local, além de projetar o restante do ano. Os interessados devem acompanhar a transmissão, ao vivo, no Youtube.
[/responsivevoice]

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.