O secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira Lima, compareceu nesta terça-feira (31) à Câmara de Macaé. Ele falou dos trabalhos da pasta nos últimos nove meses. Ao final de sua fala, propôs que a Guarda Municipal tivesse funções de polícia. “É no município que acontecem as violências e a guarda têm mais agentes e viaturas para cumprir esse papel”.
O presidente Cesinha (Pros) afirmou que deve haver amplo debate a respeito. “Muitas pessoas são a favor, outras são contrárias. Temos muito a ganhar com essa discussão”. Alan frisou a necessidade de uma lei e investimentos na corporação, e pediu apoio dos parlamentares. Cesinha lembrou que é preciso que o Executivo envie projeto de lei à Casa.
No relato sobre os serviços realizados, o chefe da pasta mencionou a vigilância às 110 escolas da rede pública, inclusive, no fechamento, devido à pandemia, com 50 guardas e seis viaturas.
Disse que foram cerca de 9,2 mil atendimentos mensais, com demandas de cidadãos, proteção do patrimônio, apoio às polícias civil e militar, além de resgates de animais e combate a pequenos incêndios por parte da Guarda Ambiental.
Proeis e apoio no combate à Covid-19
O secretário também falou de seu empenho para reativar o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), possibilitando que PMs utilizem horas de folga para ajudar no policiamento. E citou operações “de inteligência”, ou seja, investigações para descobrir possíveis ameaças a autoridades.
O relatório incluiu ainda apoio à organização das filas para vacinação contra a Covid-19 e escolta dos imunizantes, da chegada no aeroporto até a Casa da Vacina.
Demandas dos vereadores
Cesinha solicitou mais atenção à questão do tráfico na Região Serrana. Alan disse que está se articulando junto à Polícia Civil para facilitar registros de casos, pois a destinação de forças é ligada à quantidade de crimes em determinada área. “As pessoas da serra desistem de fazer o boletim de ocorrência no Centro de Macaé, devido à distância e ao tempo que gastam”.
Quanto à cobrança do presidente sobre o não funcionamento das câmeras de vigilância pública, a resposta foi que o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) está empenhado em resolver o problema.
Tico Jardim (Pros) cobrou rondas nas escolas da Bicuda Grande e Bicuda Pequena. “Nossa ideia é colocar um posto avançado lá. Mas isso exige a aprovação de uma lei e investimentos”, respondeu o secretário.
Portais tecnológicos e leitura facial
Guto Garcia (PDT) disse que é importante implantar nas entradas da cidade portais tecnológicos que identifiquem carros roubados. Alan informou que já há um projeto em andamento nesse sentido, inclusive, com leitura facial.
Luiz Matos (Republicanos), autor do requerimento para o comparecimento do secretário, perguntou acerca do acesso à Guarda Mirim e à Guarda Sênior. “A entrada é por processo seletivo, mas agora as ações estão paralisadas devido à pandemia”, respondeu Alan.
Apoio a motociclistas e Título de Mérito Municipal
Reginaldo do Hospital (Cidadania) solicitou apoio para a organização de eventos de acrobacias com motocicletas em área segura da Linha Verde e Alan prometeu colaborar no que estiver ao alcance da secretaria.
Na ocasião, o presidente Cesinha colocou em votação um Título de Mérito Municipal, que foi aprovado por unanimidade e concedido a Alan no final do Grande Expediente.