PcD: Frente Parlamentar tem nova reunião com governo

Foto: Tiago Ferreira

Na manhã desta segunda-feira (15), a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoas com Deficiência (PcD) se reuniu novamente com representantes do Executivo, na Câmara de Macaé. O objetivo dos vereadores é acompanhar e propor ações de políticas inclusivas pelo governo. Compõem o grupo o presidente Cesinha (Pros), Iza Vicente (Rede), Reginaldo do Hospital (Podemos) e Luciano Diniz (Cidadania).

Uma das pautas abordadas foi a rede pública de ensino. Recentemente, ocorreu a contratação de profissionais para suprir a falta de auxiliares de estudantes PcDs durante as aulas. A Secretaria de Educação não esteve presente devido a outros compromissos agendados anteriormente, mas informou que a demanda estava atendida.

A Frente Parlamentar aprovou o envio de um ofício para que a pasta encaminhe relatório com dados estatísticos, além da quantidade de contratados e em quais escolas atuam.

Os vereadores ainda contaram com a presença do Procurador Adjunto de Licitações, Gustavo Gusmão. Ele participou do encontro para explicar os processos de parceria com instituições sem fins lucrativos, ou seja, o Terceiro Setor, que prestam atendimentos em Macaé.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, há 17 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Cesinha voltou a defender que a realização de um censo local deve estar entre as prioridades. “Assim, saberemos qual é a nossa realidade e quais políticas devem ser adotadas.”

Conselho para a inclusão

A Câmara também cobra a criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Ainda hoje, acontece uma reunião na prefeitura para discutir a proposta, que deve ser encaminhada ao Legislativo por meio de um projeto de lei.

Últimas Notícias

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.