Confira os destaques da sessão desta terça-feira (16)

Foto: Tiago Ferreira

Pedido de redução de imposto, rota turística para o Sana e a criação de programa de estágio estão entre as propostas aprovadas na sessão desta terça-feira (16), na Câmara Municipal de Macaé. Em plenário, os vereadores ainda pediram melhorias para os bairros Horto e Jardim Franco.

Rota turística na Região Serrana

A ideia de criar uma rota turística para o Sana partiu de uma indicação de Rafael Amorim (PDT). “Colocar o distrito em uma rota oficial é importante para garantirmos a preservação do local, a sustentabilidade e o emprego das pessoas”. O parlamentar frisou que já existe uma proposta com a mesma finalidade em âmbito federal, porém, ele acredita que o município também precisa fazer a sua parte. “Não precisa destruir nada para ganhar dinheiro. Muito pelo contrário. Quanto mais preservado, melhor para moradores e turistas”.

Estágio para técnicos de enfermagem

Já Rond Macaé (Patriota) fez uma indicação para criar um programa de estágio não remunerado nas unidades de saúde do município. A ideia é contemplar os técnicos de enfermagem que estão tendo dificuldades para se formar, devido à exigência do estágio para a obtenção de registro no órgão de classe. “Faço o pedido, pois há muitas pessoas dependendo disso para poder atuar e temos demanda para esses profissionais”. Rond recebeu o apoio em discursos dos vereadores Edson Chiquini (PSD), Reginaldo do Hospital (Podemos) e Luiz Matos (Republicanos).

Redução de ITBI

A indicação de George Jardim (PSDB) para a redução do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) também foi defendida por José Prestes (PTB) e Paulo Paes (União Brasil). O autor indica ao Executivo que a alíquota seja reduzida para 2%. “Isso já foi feito em Campos dos Goytacazes. Hoje, para comprar um imóvel de R$ 100 mil, o cidadão paga R$ 4 mil só de ITBI.”

Para George, no atual contexto econômico, está difícil comprar um terreno ou casa, e o ITBI dificulta ainda mais, podendo até inviabilizar a aquisição do bem. Ele ainda reclamou das avaliações para determinar o valor do imóvel, realizadas pela prefeitura. Segundo o parlamentar, um terreno em Serro Frio, região serrana e rural da cidade, foi avaliado com o mesmo valor de outro terreno localizado na Orla dos Cavaleiros.

Paulo Paes fez coro às reivindicações do tucano: “Não queremos que simplesmente o ITBI diminua. Queremos que ele seja justo”.

Melhorias para os bairros

Luiz Matos aindateve aprovadas duas indicações solicitando uma praça com academia e uma escola no bairro Jardim Franco. E Paulista (Podemos) pediu a instalação de pontos de ônibus com cobertura no bairro Horto.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.