Pular para o conteúdo

Inoperância da Cedae volta à pauta da Câmara

Proposta de Matos provocou debate e vereadores se declararam contrários à privatização (Foto: Tiago Ferreira)
[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

Luiz Matos (Republicanos) fez, no Legislativo macaense nesta terça-feira (27), requerimento verbal de convocação do presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, para esclarecimentos sobre os problemas nos serviços da companhia. A proposição inicial do parlamentar era uma reclamação acerca da Vila Badejo, que foi comentada pelo presidente Cesinha (Solidariedade) e por José Prestes (PTB).

A concessionária é constante tema de críticas no parlamento e já enviou representante à Casa, em setembro do ano passado, para ser sabatinado sobre o assunto.

“Eu nem ia falar sobre esta matéria, mas Cesinha me estimulou. Eu não coloco a responsabilidade nos técnicos, mas no presidente da empresa. Gostaria que ficasse registrado em ata o convite para que ele venha até esta Casa”, afirmou Matos. Cesinha havia falado que não compreendia porque a Cedae tem R$ 280 milhões para investir no município e não realiza as obras necessárias.

“A informação que temos é que esse valor só será investido se o contrato com Macaé for renovado. Eu acredito que, se demorar, é capaz desse valor ir para obras em outras cidades”. Já Prestes, relatou como resolveu a situação de falta de água em um terreno seu. “Mandei fazer um poço artesiano. Eu acredito que esses R$ 280 milhões já foram usados para outros fins há muito tempo”.

Privatização

O líder do governo, Luciano Diniz (Cidadania), que é servidor licenciado da Cedae, admitiu os pontos levantados pelos colegas. “O prefeito Welberth Rezende (Cidadania) deu um ultimato. Se as obras não forem licitadas em breve, a prefeitura seguirá outros caminhos para oferecer os serviços à população”.

Cesinha afirmou que não aprova a privatização. Iza Vicente (Rede) concordou. “Vejo a situação da Região dos Lagos com a Prolagos”, afirmou, referindo-se às altas tarifas praticadas pela concessionária. Segundo ela, a comercialização está tornando a água inacessível a muitas pessoas que acabam endividadas por não poder pagar”. Também Professor Michel (Patriota) e Rond Macaé (Patriota) participaram do debate.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.