Educação: Câmara busca informações sobre auxiliares para alunos PcD

Cesinha defende que haja maior planejamento para suprir a demanda de profissionais (Foto: Tiago Ferreira)

Os direitos das pessoas com deficiência (PcD) na rede municipal de educação foram novamente discutidos, nesta terça-feira (5), durante sessão da Câmara de Macaé. Por meio do Requerimento 51/2024, aprovado por unanimidade, o Legislativo encaminhou solicitação para que o governo apresente relatório sobre estudantes que estejam fora da sala for falta de auxiliares, além da quantidade de profissionais necessários para suprir a atual demanda.

Autor do requerimento, o presidente Cesinha (Solidariedade), ainda pediu que o planejamento da Secretaria de Educação busque medidas para antecipar as ações dos anos seguintes. “Na última semana, foi publicado o processo seletivo temporário para ampliar o quadro de servidores e a prefeitura trabalha na elaboração do concurso público, mas as cobranças das famílias continuam acontecendo. Há relatos de alunos PcD que voltam para casa porque não há servidor para auxiliar no ensino”, disse.

Cesinha também citou outros desafios para as mais de 100 escolas da rede. “É crescente o aumento de matrículas, os profissionais estão sobrecarregados, há salas com número excedente de alunos e a climatização ainda não chegou em todas as unidades. Esperamos que a Secretaria de Educação continue empenhada na busca pelas devidas soluções”, acrescentou.

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Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

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Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.