O Instituto Teia para o Desenvolvimento Socioambiental e Cultural foi representado pelo engenheiro de aquicultura Bruno Pierri no Grande Expediente desta terça-feira (19) na Câmara de Macaé. Ele apresentou aos vereadores o projeto do Centro de Aquaponia Sustentável de Macaé (Casm), a ser implantado no Lagomar. O convite foi da vereadora Iza Vicente (Rede). “É um projeto que vai gerar emprego e qualificação profissional para nossa cidade”.
O engenheiro informou que a entidade venceu um edital da Petrobras com recursos de R$ 10 milhões para a iniciativa. Iza perguntou o que motivou a escolha do bairro. Segundo Bruno, foi uma exigência da empresa. “Por isso, estamos buscando parceria com a prefeitura para que nos ceda um terreno. O valor de que dispomos para a compra é baixo para as propriedades disponíveis, que são muito extensas”.
Ele disse ainda, que o Teia poderia adquirir uma área, mas isso consumiria 10% dos recursos disponíveis. “Teríamos que reduzir o alcance do projeto”, explicou. O foco será a segurança alimentar, educação ambiental e profissionalização sustentável. A produção prevista é de 100 mil hortaliças e 54 toneladas de tilápias a baixo custo, com reuso da água, sem lixo, e geração de adubo com as fezes, a ser doado a entidades agrícolas públicas ou da sociedade civil.
O público principal serão mulheres e jovens negros. Deverão ser formadas 800 pessoas com cursos como Aquaponia Residencial, Oportunidades em Turismo e Empreendedorismo. Deverão ser atingidas 16 mil pessoas, se considerado o alcance de 78 feiras de ciências em escolas, visitas escolares ao Casm e 90 feiras de economia solidária.
A duração da iniciativa será de 36 meses, podendo ser renovada. Serão gerados 38 empregos formais com pessoas do bairro, e a estrutura construída será doada à cidade, caso não haja a renovação. Luciano Diniz (Cidadania), líder do governo, disse que irá acompanhar a implementação do centro. “Penso que o projeto vai trazer oportunidades econômicas para as famílias. E a interface proposta com as escolas municipais deverá ser bastante proveitosa”.