Foi realizada nesta quinta-feira (19), na Câmara Municipal de Macaé, a diplomação dos 17 vereadores, prefeito e vice-prefeito, eleitos para integrar o Legislativo e o Executivo no período de 2025-2028. Promovida pela Justiça Eleitoral, a cerimônia foi conduzida pela juíza da 254ª Zona Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, Suzane Viana Macedo. O evento antecede a posse dos vencedores da última eleição municipal, prevista para acontecer em 1º de janeiro de 2025, às 16h, na sede do Legislativo.
A diplomação legitima o resultado do pleito de outubro de 2024, tornando os escolhidos pelo voto popular aptos para a posse dos cargos de chefe do Executivo e representantes do Legislativo municipal. Ainda foram considerados diplomados os três primeiros suplentes de cada partido e federação, que eventualmente poderão substituir os titulares em caso de necessidade.
De acordo com a juíza Suzane Macedo, a diplomação finaliza o processo eleitoral, que exigiu grande vigilância e dedicação. “É mais do que a celebração do voto popular, é uma exaltação da democracia, fruto de um esforço coletivo”.
O presidente da Câmara de Macaé, Cesinha (Cidadania), que também foi o vereador mais votado na última eleição, com 5.476 votos, destacou a parceria entre Executivo e Legislativo. “O povo reconheceu esse trabalho conjunto e nos deu a maior votação histórica da cidade. A democracia saiu fortalecida”, disse.
Já o prefeito Welberth Rezende (Cidadania), também reeleito para o próximo quadriênio, prometeu ainda mais trabalho, diversificação da economia e melhores práticas de governança e transparência. “No que depender de mim, a cidade viverá os seus melhores anos”.
Nova Legislatura
Assim como o prefeito e o vice-prefeito, os 17 vereadores serão empossados no primeiro dia de 2025. Logo após, acontece a definição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025-2026.
Confira abaixo a lista dos vereadores para Mandato 2025-2028:
– Alan Mansur (Cidadania)
– Amaro Luiz (PV)
– Cesinha (Cidadania)
– Denis Madureira (Republicanos)
– Dra. Mayara Rezende (Republicanos)
– Edson Chiquini (Cidadania)
– Filipe Machado (Cidadania)
– Manu Rezende (MDB)
– Marvel Esporte (PV)
– Leandra Lopes (PT)
– Liomar Queiroz (Agir)
– Luciano Diniz (Cidadania)
– Paulista (Solidariedade)
– Professor Michel (Cidadania)
– Ricardo Salgado (MDB)
– Rond Macaé (PSDB)
– Tico Jardim (Cidadania)