Câmara aprova projetos para a inclusão no Dia Mundial do Autismo

Foto: Tiago Ferreira/CMM

Foi aprovado na sessão desta quarta-feira (2), na Câmara Municipal de Macaé, o Projeto de Lei (PL) 40/2025, que institui o programa de incentivo ao uso de tecnologia assistiva nas escolas. Esta é uma ferramenta importante para melhorar a funcionalidade e a participação dos alunos com deficiência nas atividades educacionais. O autor é o vereador Cesinha (Cidadania) e é simbólico que a proposta tenha sido aprovada no Dia Mundial de Conscientização pelo Autismo

Outra proposta aprovada especialmente nesta data é o Projeto de Resolução 04/2025, da Mesa Diretora, que oficializa a Frente Parlamentar pelos Direitos da Pessoa com Deficiência (PcD) neste mandato. Ela é composta pelos vereadores Cesinha, presidente, Luciano Diniz (Cidadania), Liomar Queiroz (Agir), Dra. Mayara Rezende (Republicanos) e Leandra Lopes (PT). O objetivo é garantir direitos e assistência aos PcDs, atuando na elaboração de políticas públicas e oferecendo suporte às famílias.

Mais fiscalização

O vereador Cesinha ainda teve aprovado um requerimento que cobra do Executivo a fiscalização da lei que determina o uso de selo obrigatório nos postos de combustíveis da cidade – de autoria de Rond Macaé (PSDB). A finalidade é garantir ao consumidor que o estabelecimento atende as exigências legais e comercializa combustíveis dentro dos padrões de qualidade e segurança. “Peço ao Procon que faça essa fiscalização pois vidas estão em risco”, disse Cesinha.

Abandono do poder público

Liomar Queiroz também teve aprovado um requerimento solicitando intervenção do Executivo no espaço onde funcionava a academia popular da Barra, na Praça dos Navegantes. De acordo com a parlamentar, o local que deveria ser destinado ao lazer e convívio da população foi ocupado por pessoas em situação de rua, vendedores e usuários de substâncias ilícitas. “A sensação é de medo ao passar por ali e os moradores reclamam da constante insegurança”, relatou.

O presidente do Legislativo, Alan Mansur (Cidadania), reforçou o pedido de revitalização da área. “É preciso acelerar esse processo”.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.