♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Vereadores aprovam propostas voltadas aos adolescentes e PcD

Liomar defendeu requerimento na linha da que apresentou na sessão anterior, de conscientização dos jovens (Foto: Ivana Gravina)

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em adolescentes e o atendimento das famílias de Pessoas com Deficiência (PcD) foram os principais assuntos debatidos na sessão desta quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Macaé. Os requerimentos aprovados são de autoria dos vereadores Liomar Queiroz (Agir) e Cesinha (Cidadania), respectivamente.

Liomar defendeu o Requerimento 270/2026, que solicitou relatório com número de casos de alunos da rede municipal de ensino que contraíram ISTs – como sífilis, HIV, HPV e gonorreia, entre outros – nos anos de 2023, 2024 e 2025. O pedido foi direcionado às secretarias de Saúde e Educação e visa identificar a incidência desse tipo de doença na faixa etária de 12 a 18 anos.

“O objetivo é construir políticas públicas com responsabilidade e eficiência, desenvolvendo ações preventivas e de cuidados para esse público e seus familiares”, informou a vereadora. Na sessão anterior (12), ela teve aprovada proposta na mesma linha: a prevenção da gravidez precoce.

Criança fora da escola

No Requerimentos 277/2026 Cesinha questiona os critérios de remanejamento e lotação dos Auxiliares de Serviços Escolares (ASE). “Já estamos praticamente no meio do ano letivo e ainda há criança autista, matriculada, fora da sala de aula por falta de ASE para fazer a mediação na aprendizagem”. Por esse motivo, ele quer saber quantos ASEs existem na rede municipal hoje, onde estão alocados e porque não são remanejados para as unidades que necessitam desses profissionais.

O parlamentar citou o caso da mãe do menino Benício, matriculado no início do ano, mas que permanece sem frequentar as aulas por falta de mediador(a). “Ela me liga todos os dias rogando por ajuda para que o seu filho tenha o direito de estudar respeitado. A gente vem discutindo isso há muito tempo. Procurei todos os meios e ainda não obtive resposta”, declarou Cesinha.

Passe Social

O vereador também pediu a ampliação do Passe Social. Além de aumentar os beneficiados, a ideia é contemplar os acompanhantes de crianças e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – quando comprovada a necessidade de apoio no deslocamento.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.