Pular para o conteúdo

Recesso parlamentar e reforma do Regimento são debatidos na Câmara

[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

Requerimento foi aprovado por unanimidade

 

Júlio César de Barros (PMDB), o Julinho do Aeroporto, apresentou nesta terça-feira (14), na Câmara Municipal de Macaé, um requerimento que levou ao debate sobre a reforma do Regimento Interno (RI). Julinho solicita à Mesa Diretora proposição de mudança na Lei Orgânica e no RI, reduzindo o recesso parlamentar para 45 dias. Foram 14 os parlamentares a favor e apenas um contra.

 

“Não é apenas o recesso parlamentar que deve ser questionado no Regimento. O sorteio para a ordem de fala dos vereadores no Grande Expediente também não parece fazer sentido”, afirmou. “Acho importante a constituição da comissão de reforma, aperfeiçoando o Regimento para que possa nos dar melhores condições de dar respostas à sociedade”, disse Maxwell Vaz (SDD).

 

Luiz Fernando Pessanha (PT do B) foi o único a votar contra o requerimento. “O trabalho do vereador não se reduz às sessões. Temos audiências em outros dias da semana. Um tempo a mais ou a menos não muda nada. O que vale é a nossa atuação”, argumentou.

 

“Há propostas de que o Regimento permita apresentação de vídeos nas sessões. Corremos o risco de elas virarem programas de TV sensacionalistas. Observei que isso não é permitido no Senado e nem na Câmara dos Deputados”, questionou o presidente Eduardo Cardoso (PPS). “Mesmo assim, acho boa a ideia da reforma”, acrescentou.

 

 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.