Proposta é criar um canal no Youtube
Na sessão extraordinária desta segunda-feira (27), a Câmara Municipal de Macaé voltou a discutir as possibilidades de ampliação das sessões via internet. A primeira proposta, aprovada por unanimidade, é do vereador Márcio Bittencourt (PMDB). Ele defende estudos que viabilizem a transmissão simultânea em um canal próprio do Youtube, por meio do Requerimento 384/2017.
“Uma das principais vantagens do canal é que as pessoas poderão acessar os vídeos das sessões a qualquer momento”, disse Márcio. A posição do parlamentar foi defendida por Marcel Silvano (PT). “Trata-se de informação pública e que deve ter acesso irrestrito. Acredito que os custos sejam baixos e o retorno é bem maior”, acrescentou.
Por indicação do presidente, Eduardo Cardoso (PPS), uma comissão parlamentar foi criada e designada para estudar a possibilidade, juntamente com a Direção da Câmara. “Vamos analisar os procedimentos legais, pois é de grande interesse do Legislativo ampliar as formas de acesso às sessões”, frisou. Eduardo também lembrou os recentes investimentos que resultaram em melhor qualidade das transmissões.
Na mesma sessão, os vereadores também aprovaram por unanimidade o Requerimento 258/2017, do vereador José Queiroz dos Santos Neto (PTC), o Neto Macaé. Ele solicita a reapresentação das sessões no site do Legislativo, às 18h. “É mais uma forma de ampliar a transparência, pois muitas pessoas não conseguem acompanhar as sessões pela manhã”, defendeu Neto.
Jornalista: Júnior Barbosa