Pular para o conteúdo

Audiência Pública motiva protestos contra ciclovia na Teixeira de Gouveia

[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]

Ato aconteceu na noite desta quarta (29)

Uma manifestação contra a ciclovia na Rua Teixeira de Gouveia foi marcada para as 16h do dia 4 de abril. O protesto será no cruzamento da via com a Rua Silva Jardim e foi decidido em audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (29), na Câmara Municipal de Macaé.

 

A audiência foi solicitada e presidida pelo vereador Maxwell Vaz (SDD), com o objetivo de debater a transformação da faixa de estacionamento da rua em ciclovia, no trecho que compreende a Praça Washington Luiz e Igreja Nossa Senhora de Fátima. Segundo empresários, o comércio foi afetado com a falta de vagas para veículos. O ato ainda contou com a participação dos parlamentares Val Barbeiro (PHS) e Luiz Fernando Pessanha (PTdoB), além do ex-vereador Igor Sardinha.

 

“Apoiaremos as propostas e até as ações judiciais para retirar a ciclovia dali”, disse Maxwell. Ele reforçou que a audiência foi motivada por um abaixo-assinado com mais de 1,2 mil assinaturas de pessoas ligadas ao comércio e contrárias à ciclovia.

 

“Dos 20 mil comerciários de Macaé, 8 mil já foram demitidos devido à queda das vendas. Os que não perderam o emprego estão ganhando o piso, que é pouco mais de R$ 1.000, enquanto no passado ganhavam, com as comissões, até R$ 3.500”, disse a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Macaé e Região, Mariá de Azevedo Silva. Segundo ela, a ciclovia contribui fortemente com a crise do comércio.

 

“Eu tinha 20 funcionários. Precisei demitir cinco e talvez demita mais cinco”, exemplificou a comerciante Cicianne Padilha. Mariá acrescentou ainda que o Clube dos Diretores Lojistas (CDL), a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim) e o Sindicato Patronal estão omissos no caso.

 

“Lamento a ausência de representantes do governo para debater conosco”, ressaltou Igor. Outras propostas de iniciativas foram: confecção de adesivos e faixas de protesto, colocação de listas de abaixo-assinados em pontos estratégicos, visita a uma rádio local e divulgação nas redes sociais.

 

Igor também propôs a criação de uma comissão de vereadores para estudar o caso e produzir um documento que possa embasar ações judiciais.

 

 

 

Jornalista: Marcello Riella Benites

 

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.