Pular para o conteúdo

Vereadores pedem criação de comissão parlamentar de segurança pública

[responsivevoice voice="Brazilian Portuguese Female" buttontext="Ouvir"]
 <span style="font-size:14px;"><span style="font-family:arial,helvetica,sans-serif;">A comissão pretende discutir e buscar soluções para os problemas relacionados à segurança pública na cidade.</span></span>

Foi aprovado, na sessão desta terça-feira (11), o pedido de criação de uma comissão parlamentar permanente visando discutir e buscar soluções para os problemas relacionados à segurança pública na cidade. O requerimento do vereador Nilton César Moreira (PROS), o Cesinha, solicita à Mesa Diretora a criação de um projeto de resolução que viabilize a instauração da nova comissão. A proposição contou com o apoio de todos os parlamentares presentes na Câmara Municipal de Macaé.
 

Maxwell Vaz (SDD) e Welberth Rezende (PPS) justificaram a necessidade da comissão, uma vez que a população enfrenta graves problemas relacionados à segurança pública.
 

“Devido às escalas de trabalho, férias e ao efetivo reduzido, temos pouco mais de 100 PMs nas ruas, diariamente, para garantir a segurança em seis municípios. É muito pouco”, informou Welberth, convocando os demais parlamentares para estudarem medidas que possam contribuir para mudar essa realidade.
 

Uma sugestão apresentada foi a utilização da Guarda Municipal no patrulhamento ostensivo. “Acho que seria interessante que, pelo menos, 80% dos guardas municipais atuassem para garantir a segurança pública”, defendeu José Franco de Muros, o José Prestes (PPS).
 

Contudo, Marcel Silvano (PT) discordou de que essa seja a solução para o problema. Para ele, é preciso um conjunto de medidas que não passam apenas pela segurança pública. “O grande problema da criminalidade em Macaé é o tráfico de drogas, e a Guarda Municipal não vai solucionar essa questão”.
 

“Apesar de a administração municipal ter feito o pagamento do 13º salário dos policiais militares do 32º Batalhão da Polícia Militar, não é feita sequer a ronda policial na Região Serrana”, lembrou Marcel. “Precisamos ir ao Comando Geral da PM levar as demandas da cidade, como o DPO de Glicério”, concluiu Cesinha. 

 &nbsp;

Jornalista: Adriana Corrêa

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.