Código de Urbanismo: Câmara discute proposta que amplia zona industrial

No início da noite desta quinta-feira (26), a Câmara dos Vereadores realizou uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei (PL) 013/2017, que altera a Zona Industrial (ZI) IV, estabelecida no Código Urbano de Macaé.  Apesar de a área ter sido modificada recentemente, o Executivo encaminhou uma nova proposta com ampliação em 10 mil quilômetros quadrados. O encontro foi solicitado pelo presidente Eduardo Cardoso (PPS).
No início de agosto, foi aprovada a alteração no zoneamento da cidade, que ficou conhecida como a Lei do Porto. Agora, a prefeitura propõe delimitar a ZI IV, que abrange a área de Cabiúnas até as margens da BR-101. Por este motivo, o presidente defendeu que o assunto deve ser debatido.
“É um projeto que mexe com o nosso meio ambiente. Como eu havia previsto, a pressa pela aprovação da lei foi equivocada e, agora, o prefeito precisou enviar uma nova lei para ampliar uma zona já modificada”, afirmou Eduardo Cardoso.
De acordo com coordenador do Sistema de Informações Geográficas (SIG/GeoMacaé) da Secretaria de Planejamento, Alfredo Manhães, a proposta preserva a fauna e a flora do local. Para detalhar as particularidades da área, ele utilizou o telão da Câmara com projeções de imagens via satélite do mapa de Macaé.
Após a apresentação, Maxwell Vaz (SD) apontou dois problemas no PL. O primeiro, segundo o parlamentar, é a ausência da identificação das áreas de interesse ambiental. Já o segundo está no conteúdo técnico. “Na proposta, está a modificação de uma lei de 2013, mas a mesma está revogada desde que houve a sanção do atual código”, alertou.
Com um material cedido pelo Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (Nupem/UFRJ), Maxwell defendeu a construção de passagens para os animais por baixo da pista. Assim, seria possível diminuir o número de atropelamentos e acidentes. Nas proximidades da rodovia, são encontradas espécies raras de macacos, além de lobos guará e onças pardas, aves silvestres, entre outras.
Também participaram da audiência os vereadores Márcio Bittencourt (PMDB), Welberth Rezende (PPS) e Valdemir da Silva Souza (PHS), o Val Barbeiro.

Últimas Notícias

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Clique aqui para ter acesso à Resolução nº 1965/2016, que regulamenta a aplicação, no âmbito da Câmara Municipal de Macaé, da Lei Federal nº 12.527 e dá outras providências.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Cadastro realizado com sucesso

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.