♿ Acessibilidade:
Degradê com CSS
Degradê com CSS

Novo código tributário deve ser votado até setembro

Na audiência foi frisada a necessidade de atualização do código.

A audiência pública para discutir o novo código tributário da cidade foi realizada nesta sexta-feira (10), na Câmara Municipal de Macaé. O evento foi presidido pelo vereador Maxwell Vaz (SD), que espera discutir amplamente com a sociedade e votar o Projeto de Lei (PL) 02/2018 até o fim de setembro. “Vou pedir esse empenho ao presidente da Casa e aos demais vereadores, já que estamos tratando da vida do contribuinte e da manutenção do serviço público.”
Na ocasião, o subsecretário de Fazenda, Deroce Barcelos, assegurou que o objetivo não é elevar a carga tributária, mas revisar algumas alíquotas que afetam outras secretarias, reduzir a burocracia e tornar a legislação mais simples e acessível a todos. “A arrecadação deve se manter muito semelhante. As alterações foram basicamente com relação a multas”, reforçou a fiscal de tributos que integra a equipe técnica da Secretaria de Fazenda, Carolina Klayn.
O presidente da Associação Macaense de Contabilistas, José Adail Costa Júnior, apontou algumas possíveis mudanças, como a redução tributária sem queda na arrecadação para atrair investidores. “Isso poderia ser feito com algum tipo de empresa ou serviço que ainda não existe em Macaé”.
Adail ainda sugeriu a compensação de crédito tributário e a participação de membros da sociedade nas comissões julgadoras da Junta Comercial. Dessa forma, as questões envolvendo tributos poderão ser julgadas por uma comissão mista e não apenas por integrantes da administração municipal.
A procuradora executiva da Fazenda, Maria Luiza Nasser, frisou a importância de revisar o código pois, da forma como está, ele cria dificuldades diversas por não atender as demandas atuais. Já a delegada do Conselho Regional de Contabilidade em Macaé, Jussara Murteira Célem, indicou a inclusão da previsão de créditos de carbono no novo código. “Isso seria um grande diferencial para a cidade, já que temos muitas empresas exercendo atividades que impactam o meio ambiente.”
A primeira discussão do PL 02/2018 está prevista para acontecer nas próximas sessões plenárias. A partir daí, serão abertos os prazos para as emendas parlamentares e os pareceres das comissões legislativas. A segunda discussão e votação do projeto deve acontecer até o final de setembro.

Últimas Notícias

A Câmara Municipal de Macaé informa que não existem obras no momento sendo realizadas e/ou paralisadas. Clique no link abaixo para acessar obras anteriores.

Mesa diretora

Competências/Atribuições ( Art. 9 do Regimento Interno)

I – propor Projetos de Resolução que:

a) criem, modifiquem ou extingam cargos, empregos ou funções de seus serviços e fixam os respectivos vencimentos;

b) fixem ou atualizem a remuneração do Prefeito e dos Vereadores, e a verba de representação do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara, obedecido o inciso do Artigo 63, item XVII, da Lei Orgânica do Município;

c) disponham sobre a transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos do Orçamento da Câmara, de uma categoria de programação para outra.

II – elaborar a proposta orçamentária da Câmara a ser incluída no orçamento do Município e apresentar ao Plenário com cópia aos Vereadores;
III – solicitar abertura de créditos suplementares ou especiais, quando os recursos forem insuficientes ou não tenham sido previstos no Orçamento da Câmara;
IV – promulgar as resoluções e os decretos legislativos;
V – pode apresentar indicações, emendas, projetos e etc. para discussão e votação pelo plenário da câmara;
VI – autografar os Projetos de Lei aprovados, para serem encaminhados ao Prefeito Municipal;
VII – determinar, no início da Sessão Legislativa anual, o arquivamento das proposições não apreciadas na anterior;
VIII – prestar contas à população do Município dos trabalhos realizados no ano anterior, pela Câmara, através da divulgação resumida dos mesmos, no mês de janeiro de cada ano;
IX – requisitar força policial, quando necessária a preservação da ordem e regular funcionamento dos trabalhos da Câmara.

Cadastro realizado com sucesso

Seu cadastro será analisado por nosso setor de licitação.

Conta criada com sucesso!

Você ainda não enviou seu cadastro de fornecedor, apenas criou sua conta. Faça login e envie seu cadastro.

Neste período, de acordo com o art. 61 do Regimento Interno (conforme redação dada pelo art. 4 da Resolução n. 2013/2022) ocorre o recesso legislativo e por essa razão não é disponibilizado a frequência dos vereadores.

A Câmara Municipal de Macaé informa que, até o momento, não foram realizados concursos ou processos seletivos recentes. O último concurso ocorreu em 2012. Para acessar informações sobre concursos anteriores, clique no link abaixo e consulte os arquivos correspondentes.